Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Membros de conselhos municipais ligados a rede de proteção à criança e o adolescente, secretários municipais, prefeito Genésio Ferneda, primeira-dama professora Lires Teresa Ferneda, entidades da sociedade organizada e membros da comunidade guaraiense, estiveram reunidos na tarde desta última quinta-feira, 11, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Guaraí, para recepcionar uma equipe de profissionais do Banco Santander que avalia a possibilidade de disponibilização de recursos e fomento de atividades voltadas a proteção de crianças e adolescente em Guaraí, em uma iniciativa denominada “Amigo de Valor.

Guaraí candidatou-se, entre mais de 350 municípios brasileiros, por meio de editais disponibilizados pelo banco, para ser uma das 60 cidades assistidas pelo programa Amigos de Valor do Banco Santander, que pretende disponibilizar recursos técnicos e financeiros para formulação de políticas estratégicas na defesa da criança e do adolescente. No estado, conforme informações prévias levantadas junto aos representantes da instituição financeira, o município é um dos poucos pré-selecionados, talvez o único.

Em 12 anos, o banco Santander financiou em todo o País mais de 400 iniciativas sociais, principalmente voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e de idosos. No caso do Projeto Amigos de Valor, editais são lançados a cada 3 anos para a escolha de novos municípios que integrarão a rede e somente neste ano o município conseguiu atender os pré-requisitos para ser ainda um dos pré-selecionados, por tanto, não garantindo como escolhido.

Se Guaraí for escolhida, e tudo depende da visita e das impressões que a equipe do banco levantar durante a visita, já no primeiro ano de convênio, o município poderá receber subsídios para a elaboração de um diagnóstico completo que irá apontar as principais necessidades na atenção das crianças e adolescentes da cidade. A previsão é que só o diagnóstico deverá levar 1 ano para ser concluído e nos próximos 2 anos as áreas mais necessitadas receberão incentivos financeiros e técnicos. Caso o município se mostre efetivamente compromissado com a parceria, o convênio poderá ser estendido por mais tempo.

Conheça mais sobre o programa Amigos de Valor do Banco Santander acessando o seguinte endereço: http://programaamigodevalor.ning.com/