Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Depois de atender mais de cinco mil mulheres tocantinenses, a Carreta “Saúde da Mulher, Saúde Cidadã” chegará nesta segunda-feira, 29, ao município de Arraias, que fica localizado há 342 km da capital. A unidade móvel estará estacionada em frente à Unidade de Saúde do Centro da cidade até o dia 02 de agosto. O Horário de atendimento nesta segunda-feira, 29 será a partir das 13h e nos demais dias das 8h às 12 e das 14h às 18h.

Conforme os dados fornecidos pela equipe da Carreta até agora já foram um total de 5.264 procedimentos nos municípios de Lagoa da Confusão, Silvanópolis, Santa Rosa Pindorama, Ponte Alta do Bom Jesus e Combinado, que ficam localizados na região sul do Estado.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Arraias, Raimundo Santos da Costa, houve uma divulgação da unidade móvel na zona urbana e rural e na associação de quilombolas, além do trabalho dos agentes de saúde que estiveram orientando e incentivando as mulheres a realizar os exames oferecidos pela carreta.  “É uma grande honra receber esta unidade móvel e o governo do Estado está de parabéns pela iniciativa”, disse ele.

Para agilizar o atendimento, é necessária a apresentação de documentos pessoais, CPF e identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a Carreta


A Carreta Saúde da Mulher, Saúde Cidadã é um complemento aos serviços de prevenção que o Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Saúde - Sesau já oferece às mulheres. O Programa “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, tem como objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, priorizando as faixas etárias de 45 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero, bem como desenvolver ações coordenadas que visem à garantia do fornecimento regular do exame às mulheres para o rastreamento do câncer. (Ascom)