A Casa de Cultura da Fundação UnirG participará da 2ª Conferência Municipal de Cultura, que começa nesta terça-feira, 06, e segue até amanhã, 07. O evento que integra a 3ª Conferência Nacional de Cultura ocorrerá no Centro Cultural Mauro Cunha, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
A abertura da Conferência será a partir das 20h, com a apresentação da Orquestra Jovem de Corda do Projeto Ciranda das Artes, sob a regência do professor Jhonata Araujo. O Projeto é mantido pelas empresas: Construtora Asas, Madesil Casa e Construção, Madeireira São Judas Tadeu e Terra Forte Atacadista.
Em seguida, dois atores do Grupo de Teatro da UnirG (Guetu) vão encenar os monólogos: O mentiroso, do autor Jean Coteau, com apresentação de Fernando França e ainda a peça O Caxeiro Aderaldo, do autor Di Engenho Novo, apresentada pelo professor de teatro Cristiano Cabral.
Segundo informações da Secretaria de Cultura, entre os objetivos da Conferência estão: a proposta de estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos municipais e destes com a sociedade civil, povos indígenas e comunidades tradicionais que dinamizem a participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura; debater experiências de elaboração e implementação de Planos Municipais de Cultura; fortalecer e facilitar a formação o funcionamento de fóruns e redes locais em prol da Cultura.
Para a coordenadora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho, a participação dos representantes da UnirG é muito válida para o fortalecimento da cultura no Município. “Temos que unir forças para movimentar a cidade, pois temos muitos talentos. É necessário debater ideias para que Gurupi se fortaleça culturalmente”, ressaltou Carvalho.
Programação
Dentre a programação de hoje ainda haverá uma palestra sobre: “Cultura e Educação: marcos para o desenvolvimento sustentável”, ministrada pelo Secretário Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero.