Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Comissão para Erradicação do Trabalho Escravo – Coetrae/TO inicia nesta terça-feira, 27, a partir das 14h, na Casa Dona Olinda, em Araguaína, Oficina de Formação para Agentes Públicos no combate ao Trabalho Escravo.

Ainda pela manhã do dia 27, uma reunião ordinária da Coetrae abordará a oficina e uma audiência pública a ser realizada em Araguatins.

Durante a Oficina, agentes públicos que trabalham nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – Creas e nos Centros de Referência de Assistência Social – Cras da região norte do Estado, serão capacitados para o atendimento e inclusão social das pessoas resgatadas em situação análoga a escravidão.

Segundo a presidente da Coetrae, Janaína Costa Rodrigues, há casos de pessoas que após serem resgatadas voltam à situação anterior por não terem perspectivas de vida. “A capacitação tende a coibir este retorno, uma vez que os servidores dos Centros saberão como estabelecer contato com as vítimas e fazer um acompanhamento com elas”.

A capacitação abrange, nesta primeira etapa, 15 municípios do norte do Estado onde segundo dados do Ministério Público do Trabalho e Emprego há grande incidência de casos de trabalho escravo. Participam também da capacitação 10 integrantes da Coetrae.

A ação encerra-se na tarde da quarta-feira, 28. Uma outra Oficina está prevista para ocorrer em Porto Nacional. (Ascom Seds)