Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A abertura da CPI do Lixo na Câmara de Palmas repercutiu na sessão desta terça-feira, 27, na Câmara de Palmas. Assinaram o pedido os oposicionistas Iratã Abreu (PSD), Lucio Campelo (PR) e Joaquim Maia (PV) além dos governistas  Rogério Freitas (PMDB), Emerson Coimbra (PMDB), Waldson da Agesp (PT), Damaso (PR), Junior Geo (PSB), e Jucelino (PTC).

 Na tribuna o líder da oposição, Iratã Abreu fez uma retrospectiva da polêmica desde a contratação da empresa Terra Clean e ainda citou algumas irregularidades apontadas no relatório. Ele leu trecho do relatório que diz que torna-se inquestionável que a contratação é irregular e está caracterizada com indícios de favorecimento á empresa. “Essa Casa de leis não poderia ser omissa a tantos escândalos e a instalação dessa CPI é o mesmo que uma resposta à sociedade de Palmas a tantas irregularidades. Essas nove assinaturas representam quase que a metade desse parlamento”, disse.

 Iratã solicitou as duas últimas medições da Terra Clean e as da Litucera, empresa contratada anteriormente.O também oposicionista Lucio Campelo (PR) disse que recebeu a reclamação de vários moradores com relação ao serviço de lixo.  “Hoje, em nome de todos os pares estamos apresentando a CPI do lixo. O que queremos é transparência nesta gestão”, afirmou o vereador. “Nossa intenção  não é prejudicar o prefeito, mas dar respostas a sociedade. A limpeza urbana é paga com o suor de cada cidadão. A sociedade tem cobrado transparência”, reafirmou.

 A vereadora Vânia do Aureny III rebateu a declaração de Iratã de que alguns vereadores estariam sendo omissos. “Quero dizer que em hora alguma eu vou me omitir o que for ético e transparente o que está me preocupando é que o prefeito quando foi contratar a Terra Clean ele viu a questão de preço”, disse. Ela mencionou ainda que o MPE deu parecer favorável para que a empresa fosse contratada em caráter temporário. “O que me espanta é que o secretário estava fazendo parte dessa gestão e agora passa para esse mesmo MPE informações que vem a tona nos veículos de comunicação”, questionou se referindo ao ex-secretário João Lira.

O governista Marilion Barbosa repercutiu a saída de Joel Borges da liderança do prefeito. “ Aqui ele pode agregar muitos valores. Parabenizo pela sua seriedade, por ser uma pessoa dinâmica e ele tem suas razões para deixar a liderança”, afirmou. Sobre a CPI o vereador defendeu o prefeito e disse que se houver irregularidades o responsável será punido. 

Um dos vereadores que assinou a CPI, Junior Geo afirmou: “Não tenho rabo preso com ninguém”, disse.

Sugestão

O presidente da Casa, Major Negreiros sugeriu que a averiguação sobre a questão do lixo seja feita começando da gestão do Raul Filho. “ Esse problema começou na gestão do Raul que ele venha aqui também explicar”, sugeriu.