Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Com o objetivo de divulgar os roteiros turísticos do Tocantins, participar das rodadas de negócios nacional e internacional, ampliar a rede de contatos e ainda obter capacitação especializada com foco no turismo, um grupo de seis empresários, donos de Agências de Turismo do Tocantins e quatro artesãos representantes de cadeias produtivas do Estado participam de 04 a 08 de setembro da 41ª Feira das Américas – Abav 2013. 

O evento acontece no Centro de Convenções Anhembi em São Paulo/SP. Segundo os organizadores esta edição terá 2.700 expositores, 6.500 treinamentos e uma expectativa de público que deve ultrapassar à casa dos 30 mil. Os três primeiros dias do evento serão dedicados exclusivamente à participação dos profissionais do trade turístico e, no final de semana, dias 7 e 8 de setembro, será aberto para a visitação do público. 

A caravana conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), da Agência Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins (Adtur), do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Sebrae/TO).   

O presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), Paulo Massuia, destaca que a participação do Tocantins na 41ª Feira das Américas, demonstra a intenção do Governo do Estado em investir e incentivar cada vez mais o turismo no Tocantins. “Em eventos como este é possível promover os destinos turístico do Estado e atrair investidores, por isso estamos com um estande institucional do Tocantins na Feira”, explica. 

As empresas Livre Expedições, Korubo Expedições, Rota da Iguana, Nova Ventura, 40 Graus no Cerrado e 4 Elementos são as Agências de Turismo do Tocantins que estarão na feira como expositoras. De acordo com a superintendente do Sebrae/TO, Márcia Rodrigues de  Paula, o evento além de promover o Estado e os seus roteiros, propicia as empresas expositoras a possibilidade de fazer bons negócios. “As agências Livre Expedições, Rota da Iguana e 40 Graus no Cerrado, por exemplo, participarão da Rodada de Negócios Nacional e Internacional promovida pelo Sebrae e pela Associação Brasileiras das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta)”, ressalta. 

Rita Turcato, da empresa Rota da Iguana, conta que a expectativa é grande. “Estaremos apresentando roteiros como o Jalapão, Serras Gerais, Região Amazônia, Chapada dos Veadeiros e Chapada das Mesas e  participaremos de três rodadas de negócios”, comenta a empresária, acrescentando que espera abrir novos mercados durante o evento. 

Por meio do Expoart, projeto coordenado pelo Sebrae/TO, os grupos produtivos representados pelas empresas Art da Terra, Charme da Terra de Palmas e pelos artesãos Valtair Daniel da Região do Jalapão e da

artesã do Bico do Papagaio, Teresa Cristina, estarão comercializando produtos do capim dourado e do babaçu. 

Para o artesão, Valtair Daniel a Feira das Américas é uma excelente oportunidade para fazer novos contatos e apresentar o produto tocantinense a brasileiros e estrangeiros. “Estou levando colares, pulseiras, brincos, tiaras e anéis produzidos com capim dourado e metais banhados a ouro. Por ser um evento de turismo, geralmente temos um público com mais consciência ambiental; então, espero vender bastante”, destaca o artesão. 

Sobre a Feir 

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, maior entidade do setor no país com seis décadas de atuação. De acordo com os organizadores, durante o evento é possível identificar e captar novos clientes, manter contato com os clientes atuais, identificar novos mercados, lançar e testar novos produtos e serviços, identificar hábitos e comportamentos do consumidor, abrir novos canais de distribuição, realizar negócios com os mais diferentes mercados das Américas, entre outros. 

A ABAV representa os profissionais responsáveis por mais de 85% das vendas do setor. Realizada no maior Centro de Eventos da América Latina, com área superior a 50 mil m², a feira conta com: Área de exposição segmentada por regiões: Brasil; América Latina e Caribe; Europa; Estados Unidos; Ásia, África e Oceania; Programa Compradores Convidados; Programa Caravanas de Agentes de Viagens; Vila do Saber – Congresso Abav; Aldeia dos Sabores e Artesanato; Espaço Empreendedor; Espaço Corporativo; Rodadas de Negócios e Área Ski e Neve. (Com informações da ABAV) 

Mais informações estão disponíveis no site www.feiradasamericas.com.br