Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

O governador Siqueira Campos recebeu, na manhã desta quinta-feira, 3, a visita do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM/GO), líder do Democratas na Câmara dos Deputados. Ele está em Palmas para proferir palestra no Encontro Estadual do partido, realizado no auditório da Assembleia Legislativa. Caiado falará sobre “Conjuntura Brasileira e Reforma Política”. Siqueira Campos foi ao aeroporto receber o deputado federal, antigo companheiro de luta pela criação do Tocantins, que chegou acompanhado pela deputada federal Dorinha Seabra Rezende, presidente do Diretório Regional do DEM.

“Ronaldo é um amigo pessoal e também amigo do povo tocantinense, pois ajudou muito na luta pela divisão do estado de Goiás e defendia nossa causa”, disse o governador. O deputado era presidente da UDR – União Democrática Ruralista na época. “Esse Estado nasceu sob a determinação deste homem (Siqueira Campos). Hoje todos nós, do estado de Goiás, reconhecemos a importância da criação do Tocantins que trouxe desenvolvimento para esta região”, declarou Ronaldo Caiado.

O prefeito de Lagoa da Confusão, Neto Lino e o secretário executivo dos Esportes, Fernando Rezende acompanharam a visita do Deputado.

História

Ronaldo Ramos Caiado (Anápolis, 25 de setembro de 1949) é médico ortopedista, formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é membro de família de produtores rurais e políticos de Goiás; neto de Antônio Ramos Caiado. Notabilizou-se por presidir a União Democrática Ruralista de 1986 a 1989, entidade acentuadamente conservadora que visa defender os interesses dos produtores rurais contra projetos de reforma agrária e medidas mais ostensivas de proteção ao meio ambiente.

Candidatou-se a presidente da República pelo PSD, na Eleição presidencial brasileira de 1989, obtendo 0,68% dos votos.

Elege-se deputado federal de Goiás em 1990. No ano seguinte filia-se ao PFL - atual DEM, onde se encontra até o presente. Disputa o governo de Goiás em 1994 obtendo o 3o.lugar.

Reelege-se deputado federal sucessivamente em 1998, 2002, 2006 e 2010. Desde 1º de fevereiro de 2009 é o líder da bancada do DEM na Câmara dos Deputados. (com informações do site www.ronaldociado.com.br)