Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Nome do ex-ministro Borges da Silveira vem ganhando força como possível candidato a governador do Tocantins Nome do ex-ministro Borges da Silveira vem ganhando força como possível candidato a governador do Tocantins
  • Christian Zini Amorim é o presidente regional do PSL

O PSL vai começar a percorrer os municípios do Estado para reorganizar as comissões e diretórios do partido e além disso mobilizar a base em prol dos planos da legenda para 2014. Em entrevista ao Conexão Tocantins nesta sexta-feira, 18, o presidente regional da legenda, Christian Zini Amorim disse que o partido tem pretensões de lançar um nome para o governo do Estado dentro do grupo da terceira via que integra.

O nome mais cogitado para ser candidato a governador é o ex-ministro da Saúde e secretário de Desenvolvimento Econômico de Palmas, Luiz Carlos Borges da Silveira que saiu do PP e se filiou na legenda. O partido recebeu ainda a adesão do suplente de senador Marco Antônio Costa que é outro nome que o PSL pretende lançar também para majoritária para uma possível candidatura ao Senado. “Nossa intenção é eles irem para cabeça de chapa e compor na majoritária”, defendeu.

Borges está com o nome à disposição da legenda e tem sido defendido como um bom candidato por vários aliados. “O ministro Borges é um excelente candidato que tem muito a acrescentar ao Estado não só pela vasta experiência como ministro mas pela credibilidade. Acreditamos no nome dele afinal ele não é dos mesmos, é um nome novo”, defendeu. O partido pretende articular forças políticas em torno do nome do  ex-ministro.

Zini conta que o partido acredita e quer contribuir com um projeto de mudança para o governo do Estado. “Vamos dar subsídio e musculatura para os dois principais candidatos terem força pra disputar na majoritária”, frisou. Para a direção do partido não há nenhum candidato favorito ou imbatível para o pleito de 2014. “Não tem ninguém imbatível, nem ninguém que já ganhou eleição em 2014 tudo pode acontecer tudo igual foi em Palmas no ano passado”, defendeu.

Nas proporcionais o PSL quer lançar 35 candidatos a deputados estaduais e cinco para federal. O partido aguarda a lista oficial de filiados para começar a reorganizar os diretórios no interior.

O PSL integra o grupo da terceira via formado pelo PP, PT e PCdoB. Também estão colocados como pré-candidatos o secretário de Saúde, Nicolau Esteves  e também tem sido ventilado o nome do empresário Roberto Pires pelo PP embora ele já tenha afirmado que se o senador João Ribeiro do PR for candidato ele retirará o nome. Pires também tem evitado comentar sobre a possibilidade real de ser candidato. Esta semana o Conexão Tocantins o procurou por várias vezes para falar sobre a possível pretensão de ser mesmo candidato mas ele não atendeu nem retornou as ligações.

Perfil

Borges da Silveira é médico e foi ex-ministro da Saúde no governo do presidente José Sarney, tendo sido o responsável pela implantação de importantes programas de saúde pública no Brasil a exemplo do programa de combate à aids, programa de vacinação contra a paralisia infantil Zé Gotinha entre outros. Ele também foi deputado federal e vice-prefeito de Pato Branco/PR. No Estado do Tocantins, o ex-ministro também foi secretário estadual da Ciência e Tecnologia e atualmente ocupa a pasta do Desenvolvimento Econômico da capital Palmas onde já lançou um importante programa de economia solidária que vai beneficiar aproximadamente 5 mil microempreendedores, gerando emprego e renda.