Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Termina nesta sexta-feira, 8, a consulta pública para atualização do Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima). Interessados em participar podem acessar o formulário disponível no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA): www.mma.gov.br.

De acordo com o secretário executivo do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas do Tocantins (FEMC), Pedro Gill, o objetivo é aprimorar as ações para redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil. O Plano Clima também deve apresentar alternativas para lidar com os impactos causados pelas mudanças climáticas.

O Brasil tem o compromisso voluntário, assinado junto à Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre Mudança do Clima, de reduzir entre 36,1% e 38,9% as emissões de GEE projetadas até 2020. Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), as principais fontes de GEE no Brasil são a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento florestal.

Tocantins

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) está desenvolvendo ações que visam mitigar os efeitos das mudanças climáticas, por meio da redução do desmatamento e degradação florestal e através do fomento de energias limpas. Dentre as ações, destacam-se a atualização da Política Estadual de Florestas; a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR); a reformulação da Política Estadual de Mudanças Climáticas; a elaboração da política de Pagamento Por Serviços Ambientais (PSA); a criação do Atlas Solar do Tocantins; e a elaboração do Plano Estadual de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. (Ascom Semades)