Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara Governador nomeia Litza Leão Gonçalves como nova procuradora-geral de Contas do Tribunal de Contas do Estado Governador nomeia Litza Leão Gonçalves como nova procuradora-geral de Contas do Tribunal de Contas do Estado

O governador Siqueira Campos nomeou e deu posse a Litza Leão Gonçalves no cargo de procuradora-geral de Contas do Tribunal de Contas do Estado. Litza é membro do Ministério Público de Contas desde março de 1991 e compôs a lista, junto com o procurador José Roberto Torres Gomes, submetida à eleição para o cargo, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 14.

A posse aconteceu no final da tarde desta mesma data, no gabinete do governador, no Palácio Araguaia, e foi prestigiada pela primeira-dama Marilúcia Siqueira Campos, os secretários Lúcio Mascarenhas, da Administração; Renan de Arimatéia, da Casa Civil; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes e pelo ex-procurador-geral, Oziel Pereira dos Santos, que ocupou o cargo no biênio 2012/2014.

Carreira

Graduada em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas de Goiânia (GO) e em Serviço Social pela Universidade Católica de Goiás, ambas no ano de 1986, e pós-graduada em Contabilidade Pública e Língua Portuguesa. Ingressou na carreira do Ministério Publico junto ao Tribunal de Contas do Estado do Tocantins em março de 1991.

Eleição

Pelos critérios que regulamentam o pleito, deveria ter sido escolhida uma lista tríplice, mas apenas Litza Leão Gonçalves e José Roberto Torres Gomes se candidataram. Cada um obteve cinco votos (os oito procuradores poderiam votar em dois nomes).

De acordo com o que preveem a Lei Orgânica e o Regimento Interno do TCE/TO, a lista segue agora para o governador do Estado, a quem cabe nomear o procurador-geral, no prazo de 15 dias. A posse acontecerá em sessão especial do Pleno do Tribunal de Contas, em data a ser definida. (Assegov com informações do TCE)