Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Atendendo a uma reivindicação da categoria de taxistas e mototaxistas, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, sancionou na tarde  desta quinta-feira, 28,  a Lei nº 2007,  que beneficiará o transporte individual de passageiros - táxi e mototáxi,  com atuação no município de Palmas.

Com a sanção  da lei os  cerca de 250 mototaxistas  terão direito a transferência  da exploração de serviços de mototáxi a seus sucessores legítimos  e a terceiros.

Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Motoboy e Moto Frete de Palmas,  Pedro Tito Neto, a lei trouxe grandes avanços. “É um fato histórico para nossa categoria  pois teremos agora  a segurança jurídica para o exercício da profissão”, disse.

Outro avanço  apresentado  pela lei  é  quanto à  renovação das permissões que  será a cada  quatro anos.

O  secretário municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (Samot), Christian Zini Amorim, ressaltou que a conquista se deu pelo diálogo da gestão com a categoria  e dentro das normas legais.”  Palmas é a primeira Capital do  país  a sancionar a lei de transferência  da permissão de mototaxistas”, disse.

Também será mantida a permanência dos atuais 250 permissionários sem necessidade de nova licitação.

Para o presidente dos taxistas de Palmas, Manoel Batista do  Nascimento, a lei atende uma reinvidicação da categoria há décadas. “Antes não tínhamos uma visão de melhoria e hoje tudo mudou.  Ficamos satisfeitos e temos que agradecer por esse benefício, uma reivindicação de décadas que agora é  atendida em menos de um ano da atual gestão", declarou Caicó.

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, parabenizou a categoria pela conquista  e o legislativo pela celeridade na aprovação da lei. “O legislativo municipal contribuiu para cobrir esse anseio da categoria e o executivo está beneficiando uma classe trabalhadora”, disse.

A assinatura da lei que beneficia o transporte individual de passageiros - táxi e mototáxi - teve a presença de  vereadores e de vários mototaxistas da Capital.