Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um Dia de Campo sobre piscicultura será realizado neste sábado, 07, a partir das 08 horas, na região rural do Vão do Mutum em Palmas. Na ocasião, os produtores conhecerão o Projeto Gamboa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) para incentivar a produção de peixes em Bag-fish (bolsas para peixes) e garantir a oferta de proteína num espaço reduzido e a baixo custo. No projeto Gamboa é possível produzir até 750 kg de peixes em cerca de 40 m³.

A reunião é organizada pela Seder em parceria com o vereador Major Negreiros, e será realizada na Chácara do senhor Valter Curado, no Vão do Mutum.

“Conheci o projeto e solicitei ao secretário que trouxesse a equipe até o Vão do Mutum, pois sei que aqui poderemos instalar muitas unidades do Gamboa”, ressalta Negreiros, afirmando que pretende continuar a parceria e levar a demonstração a outras regiões rurais.

O projeto

O projeto Gamboa foi criado para incentivar a produção de peixes em Bag-fish (bolsas para peixes) com alta tecnologia, reunindo práticas que respeitam o meio ambiente como a reutilização da água dos tanques para fertirrigação (técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado) e o uso de placas de energia solar.

Além de prezar pela utilização de um espaço reduzido no processo de criação de peixes, destaca-se, ainda, por fazê-lo em tempo razoável, favorecendo a competitividade dos produtores que adotarem tal prática.

Toda a água fertilizada no projeto pode ser usada tanto na agricultura familiar (frutas e verduras), produção de leite (pastagens), como no plantio de flores tropicais. (Secom Palmas)