O prefeito Carlos Amastha, assinou na manhã desta quarta-feira, 18, um Acordo de Cooperação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O ato ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).
O acordo visa promover o desenvolvimento sociocomunitário, desenvolvimento regional de Palmas nas áreas rural e urbana, prioritariamente junto às comunidades de baixa renda, fortalecendo também as iniciativas empreendedoras coletivas e individuais para a geração de trabalho e renda com consequente inclusão social e produtiva.
Ao Instituto cabe a seleção das famílias e assentamento em áreas para cultivo hortifrutigranjeiro. “Palmas é o primeiro município do Tocantins a ser contemplado, mas temos interesse em expandir para outros municípios”, declarou o superintendente do Incra, Ruberval Gomes, informando que a seleção será realizada por meio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
De acordo com o Incra, a ação faz parte do Projeto Casulo que é uma modalidade de reforma agrária descentralizada em parceria com entidades governamentais, buscando o desenvolvimento local das atividades agroecológicas, com exploração de produtos hortigranjeiros, frutigranjeiros, floricultura e outros, em aproveitamento de mão de obra da própria família, nas atividades econômicas e na possibilidade de geração de emprego e renda .
Gomes reforça que as atividades serão iniciadas em janeiro de 2014 e o órgão pretende, no mesmo ano, atender cem famílias. “Mais cem famílias estão previstas para serem inseridas em 2015 e 2016”, acrescentou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Luiz Carlos Borges da Silveira, enalteceu a importância do projeto para Palmas. “Vamos dar condições a muitas famílias, tirando-as da miséria. Toda a produção será base de abastecimento da merenda escolar do Município”, reforçou Silveira acrescentando que a Sedem fará cursos de capacitação com as famílias beneficiadas pelo programa.
Para o prefeito Carlos Amastha a parceria é fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade. “O Incra tem acesso aos recursos federais e a efetivação de projetos desse porte só dá certo com o fortalecimento da parceria”, concluiu.
Prestigiaram o ato, além do prefeito Carlos Amastha e o superintendente do Incra, Ruberval Gomes, os secretários de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Borges da Silveira; de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino; da Educação, Berenice Barbosa, e de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium