Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário de defesa social, Nilomar dos Santos Farias, recebeu na tarde de ontem, 14, a visita da Comissão do Sistema Penitenciário da OAB. Os advogados, Ester Nogueira, André Vanderlei Cavalcanti Guedes e Carlos Antonio do Nascimento comunicaram a realização de visitas nas unidades do sistema penitenciário e prisional do Tocantins, até o próximo dia 20, oportunidade em que solicitaram o apoio do Estado e trânsito livre nos estabelecimentos prisionais. As visitas integram o cronograma estipulado pelo Conselho Federal da OAB.

Durante a reunião, Nilomar determinou à diretoria do departamento do sistema penitenciário e prisional, a organização da segurança dos membros da comissão durante as visitas, bem como total assistência material e de recursos humanos. “Temos muito a melhorar no nosso Estado, embora vivenciemos aqui uma realidade menos alarmante que em muitos Estados brasileiros”, afirmou o gestor.

A presidente da Comissão, Ester Nogueira, ressaltou que as visitas solicitadas pelo conselho federal buscam viabilizar melhorias para o sistema prisional em todo o país. "E no Tocantins temos uma política criminal que está na frente em relação aos demais Estados. Aqui podemos fazer do nosso sistema prisional um modelo de sistema inovador e cada vez mais humanizado". O advogado Carlos Antonio do Nascimento, membro da comissão, destacou a importância do esforço do Estado em ampliar as vagas no sistema. "Essas obras que serão construídas são a solução para os problemas do Tocantins. São presídios modelo que melhorarão o sistema do Estado", afirmou.

Nesta quarta-feira, 15, a comissão visita unidades prisionais nas cidades de Paraíso, Barrolândia, Lajeado, Miranorte e Miracema. Na sexta-feira, 17, o secretário acompanhará os membros da comissão na visita das obras de construção da primeira unidade prisional do complexo Serra do Carmo, na rodovia TO-020.(Ascom Secretaria de Defesa Social)