Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As aulas estão acontecendo na escola municipal do povoado Cocalim, município de Santa Fé do Araguaia, norte do Tocantins, o curso teve início na segunda-feira, 20. São mais de 20 alunas beneficiadas pelo programa “Com licença, vou à luta” (CLVL), oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), coordenado pela presidente do sistema CNA / FAET / SENAR, senadora Kátia Abreu. O objetivo é qualificar trabalhadoras rurais, que já desempenham alguma atividade em pequenas propriedades, em administração rural.

No município de Santa fé do Araguaia, a estimativa é que mais de 60 mulheres sejam assistidas pela capacitação com duração de 40 horas. Segundo a responsável pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade, Maria Raimunda da Conceição, a comunidade foi muito receptiva durante a mobilização. “Este povoado possui mais de 250 famílias. A maioria dos moradores é quilombola e trabalha com lavoura ou criação de porcos e galinha e comercializam os produtos na cidade”, relata a Raimunda.

Dona Maria da Conceição de Araújo é uma das moradoras do povoado e cria e vende porcos com o esposo. Ela está fazendo o curso para adquirir mais conhecimento sobre a gestão do negócio. “Eu cuido da parte de engorda da criação. Com o curso vou conseguir ter uma noção de quanto estou gastando com a alimentação deles, para poder definir um preço de mercado que cubra minhas despesas”, disse a trabalhadora rural.

Além de Santa Fé do Araguaína a cidade de Barra do Ouro também será contemplada com o curso Com Licença Vou a Luta no próximo sábado, 25.