Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Durante as quatro noites do “Palmas Carnaval 2014” a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) retirou, dos locais de programação carnavalesca, 12 toneladas de lixo, duas a mais que em 2013. Para cada ponto foi designada uma equipe de 21 trabalhadores, sendo seis servidores da Prefeitura e 15 da Terra Clean, totalizando um plantão com mais de 120 trabalhadores.

“O trabalho de manutenção foi realizado todas as noites e adentrou a madrugada. Até as 2 horas era possível ver o lixo sendo recolhido das ruas. A limpeza se estendeu ainda pela manhã quando, logo cedo, às 6 horas, os garis retomavam o serviço de maneira que a comunidade já acordava com a cidade limpa”, detalha Silvânia Fernandes Barbosa, secretária executiva da pasta.

Além dos circuitos da folia, Praia das Arnos, Setor Taquari e Taquaruçu, os locais onde ocorreram retiros religiosos também receberam equipes de varrição e coleta de lixo. “Durante o Carnaval nós tivemos três eventos promovidos por igrejas evangélicas e mais um pela igreja católica. Nestes lugares também houve reforço na manutenção da limpeza pública urbana”, explica.

A coleta contou ainda com iniciativas individuais como o caso de Ivani Martins. Ela aproveitou os shows de Taquaruçu para aumentar a renda recolhendo latinhas de metal entre os foliões. Foram mais de 23 kg de material reciclado tirado da rua. “Estou há mais de oito anos fazendo a coleta de recicláveis nos carnavais aqui em Taquaruçu”, diz com orgulho.

A Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa), também participou da seleção e da coleta do material descartado. De acordo com Edileusa Soares de Mendes, representante do movimento, quatro catadores fizeram plantão na Praia das Arnos durante os dias de folia. “Eu acho que conseguimos juntar aproximadamente 100 quilos de latinhas e garrafas pet, foi bastante proveitoso”, comemora.

A secretária-executiva da Seisp, Silvânia Barbosa, ressalta ainda que não houve gastos adicionais com a varrição ou coleta do lixo. “Fizemos uma planejamento de modo que só foi preciso remanejar o pessoal, para que nossa equipe pudesse dar uma atenção maior as regiões de grande concentração de público sem que as demais áreas da cidade ficassem desassistidas”, reforça. (Secom Palmas)