Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o intuito de promover debates de ideias entre vários segmentos da sociedade, acontece nesta terça-feira, dia 18, às 15h30, no auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas, o lançamento do Comitê de Estudos para a Reorganização do Tocantins (CERTO).

O Comitê é um movimento pluralista, suprapartidário e de âmbito estadual, criado a partir do Instituto de Tecnologia em Educação, Administração e Política (ITEAP), entidade privada, sem fins lucrativos, que funciona em Palmas há mais de dez anos com trabalhos na área educacional e empresarial.

 O CERTO quer promover um levantamento, através de estudos e debates com a sociedade, da atual situação social e econômica do Tocantins, para diagnosticar os problemas enfrentados pelos municípios e estado, a fim de criar soluções e metas que possibilitem a melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), além de traçar um planejamento estratégico para garantir o desenvolvimento sustentável integrado de todas as regiões do estado.

Um dos coordenadores do Comitê, o advogado e ex-secretário de Segurança Pública do Tocantins, Herbert Brito Barros, o Buti, ressalta a importância da criação do Comitê como um canal permanente de debate, para detectar as deficiências e problemas acumulados ao longo dos 25 anos de criação do  Tocantins. “Queremos apontar caminhos, diretrizes e perspectivas para a construção de um novo Tocantins com economia pujante e maior bem estar social”, ressaltou Buti.

ITEAP

O presidente do ITEAP, o economista Tadeu Zerbini, disse que está trabalhando há mais de um ano para a implantação do comitê e que o Instituto vem promovendo pesquisa e estudos para conhecer a realidade do Estado, a fim de encontrar alternativas que possibilitem melhorias nas áreas econômica, educacional e social. “Estamos iniciando um processo político. É preciso levar informações para os futuros candidatos, para que eles possam saber as reais necessidades do povo e do Tocantins”, destacou.

“O momento é histórico, todos estão convidados a participar. Sabemos que podemos colaborar para que nos próximos 25 anos o Tocantins seja um lugar melhor para se viver do que foi nos 25 anos passados. Contamos com a participação da sociedade nos debates para que os anseios e as propostas do povo sejam colocados em pauta e que contribuam na construção de um novo estado”, pontuou Zerbini.

Programação

15h30 – Abertura;

15h40 – Palestra: “O desafio da criação de uma rede de cidadania”.

- Palestrante: Economista e presidente do Iteap, Tadeu Zerbine;

16h - Palestra: “CERTO, uma nova proposta de desenvolvimento para o Tocantins”.

- Palestrante: advogado e ex-secretário de Segurança Pública do Tocantins, Herbert Brito Barros, (Buti);

16h20 – Palestra: “Tocantins, um sonho ameaçado”.

Palestrante: .advogado, ex-deputado estadual e ex-senador, Totó Cavalcante;

 16h40 – Lançamento do Comitê de Estudos para a Reorganização do Tocantins (CERTO);

17h – Aberto a pronunciamentos e manifestações do público.