Recém inaugurado em Palmas, o Hospital da Unimed, na quadra 401 sul, antiga Arso 41, na avenida NS-01, descarta material hospitalar de forma irregular colocando em risco a saúde da população.
Diversos sacos plásticos pretos foram depositados em uma lixeira que fica em frente ao Hospital Unimed e Uniclinicas. Nos sacos é possível constatar a presença de materiais contaminantes como luvas cirúrgicas e gases contaminados.
O material está sendo acondicionado de forma irregular para ser descartado como lixo comum, como forma de tenta burlar a Lei 12.305/10, de logística reversa, que quem produz lixos perigosos é responsável pela sua destinação.
De acordo com o engenheiro e lixólogo João Marques, o procedimento é totalmente irregular. "O correto seria acondicioná-los em sacos plásticos brancos leitosos apropriados para o resíduo sólido de saúde, em conformidade com a resolução Conama.
Ainda de acordo com Marques, todo material coletado deve ser incinerado por empresa licenciada pelo município de Palmas.