Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcio Greick

Recém inaugurado em Palmas, o Hospital da Unimed, na  quadra 401 sul, antiga Arso  41, na avenida NS-01, descarta material hospitalar de forma  irregular colocando em risco a saúde da população. 

Diversos sacos plásticos pretos foram depositados em uma lixeira que fica em frente ao Hospital Unimed e Uniclinicas. Nos sacos é possível constatar a presença de materiais contaminantes  como luvas cirúrgicas e gases contaminados.

O material está sendo acondicionado de forma irregular para ser  descartado como lixo comum, como forma de  tenta burlar a Lei  12.305/10, de logística reversa, que quem produz lixos perigosos é responsável pela sua destinação.

De acordo com o engenheiro e lixólogo João Marques, o procedimento é totalmente irregular. "O correto seria acondicioná-los  em sacos plásticos brancos leitosos apropriados para o resíduo sólido de saúde, em conformidade com a resolução Conama.

Ainda de acordo com Marques, todo material coletado deve ser incinerado por empresa licenciada pelo município de Palmas.