Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Loise Maria

Foto: Loise Maria

Uma gestão estratégica requer integração, conhecimento e participação de todos os responsáveis por seus resultados. Com o intuito de dar continuidade às atividades e projetos institucionais elaborados por meio do planejamento estratégico da Defensoria Pública do Tocantins, Servidores e Membros do Núcleo Regional de Araguatins participaram, nesta quarta-feira, 6, de reunião de alinhamento estratégico, que trata sobre o andamento, resultados e objetivos das ações que estão sendo implementadas em todas as comarcas do Estado. 

A Defensoria Pública vive hoje um momento de mudanças significativas na forma de pensar, planejar e trabalhar os processos de gestão. O planejamento estratégico, que está sendo executado, entrou numa nova etapa, a de execução do plano estratégico. Para ser eficiente, é imprescindível para uma gestão estratégica a análise de diagnósticos, demandas e resultados, de forma coletiva e compartilhada, estabelecendo as referências para o alinhamento de todas as pessoas e ações. Neste sentido, há necessidade de troca de experiências e realidades, o que marcou o encontro, que reuniu 20 Servidores e quatro Defensores Públicos que atuam nas comarcas de Axixá do Tocantins, Augustinópolis e Araguatins.

A abertura das atividades foi feita por meio de uma dinâmica de integração e apresentação dos participantes, coordenada pelo gerente de Atendimento da Defensoria Pública, Rodrigo Araújo, seguida de apresentação dos vídeos integrantes da campanha institucional “Defensoria Pública – Um Direito Seu”, bem como da entrega dos materiais impressos para a diretora do Núcleo da Defensoria Pública em Araguatins, Maria Sônia da Silva, pelo defensor público geral do Estado, Marlon Amorim. A campanha institucional é voltada para orientação dos assistidos sobre o papel da Instituição e suas áreas de atuação. A proposta nasceu do Planejamento Estratégico, a partir do objetivo “fortalecer a imagem da instituição”, dentro do projeto “Elaborar e implementar Plano de Comunicação Institucional para informar e sensibilizar a sociedade e públicos de interesse quanto ao papel da Defensoria Pública”. 

O defensor público geral do Estado, Marlon Costa Luz Amorim, fez uma breve explanação do processo de planejamento estratégico implantado pela Instituição, a partir de aspectos práticos vivenciados no cotidiano da força de trabalho.  “Precisamos garantir que as ações e projetos construídos nas discussões do planejamento estratégico sejam efetivamente executados. Essas reuniões setorizadas são importantes na medida em que democratizam o debate acerca do plano, tornando-o conhecido e internalizado, fazendo com que toda a força de trabalho participe proativamente dos rumos da nossa Instituição”.

“Agradeço por este momento, com a participação da equipe administrativa da Instituição, na troca de experiências e apresentação de projetos, aproveitando a oportunidade para também me apresentar como Diretora Regional, pedindo apoio aos Membros e Servidores para cada vez mais melhorar gestão da Regional, me colocando à disposição de todos”, disse a diretora do Núcleo de Araguatins, Maria Sônia da Silva.

Participam do encontro os defensores públicos Gidelvan Sousa Silva, Claudia de Fátima Pereira Brito, Alexandre Moreira Maia e Maria Sônia da Silva, e Servidores das comarcas de Axixá do Tocantins, Augustinópolis e Araguatins. (Ascom Defensoria)