Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Valério Zelaya

No último domingo, 21, quando também se comemora o Dia da Árvore, a comunidade atendeu ao chamado e, juntamente, com técnicos da Prefeitura de Palmas realizaram o plantio de 500 mudas de árvores ao longo da ciclovia e calcadas da 804 a 1104 Sul. A ação teve como ponto de partida a área verde da 804 Sul, de frente para a Avenida NS-04, quando na oportunidade também teve apresentações musicais de artistas regionais, atividades de pintura  e circense.

O plantio prossegue durante a semana, com servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a previsão é que sejam plantadas quatro mil mudas ao longo de 16,5 quilômetros de ciclovias já existentes. Palmas conta hoje com quase 20 quilômetros de ciclovia.

A primeira dama Glô Amastha plantou várias mudas ao longo do trecho e destacou a importância de iniciativas como essa. “Palmas é uma cidade muito quente, e o plantio de árvores ajuda a amenizar esse calor tão intenso. Hoje estou dando minha colaboração, plantando essas mudas, pois é uma forma de também incentivarmos a população de Palmas a usar mais as nossas ciclovias.” 

A professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT, Mariana Gomes, foi de bicicleta, juntamente com seu marido, Cesar Guimarães, também fez o plantio de mudas e falou do quanto gostariam de fazer mais o uso da bicicleta. “Chegamos a Palmas há pouco mais de um ano, e sempre utilizamos a bicicleta como um meio de transporte. Só não utilizamos mais, devido ao forte calor de Palmas. Por isso, hoje não pude deixar de dar a minha contribuição na arborização da ciclovia”, disse Mariana.

Para o secretário de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini, a iniciativa sustentável partiu da necessidade de dar uma resposta à população e motivar o uso de meios de transportes que não agridem ao meio ambiente, como o uso de bicicletas. “Plantar árvores ao logo da ciclovia é uma forma de incentivar a população a fazer uso desse equipamento e utilizar a bicicleta, um veículo sustentável e que sua utilização pode desafogar o trânsito em Palmas.”

Famílias inteiras compareceram e puderam participar do plantio de mudas e do passeio ciclístico que aconteceu da 804 Sul a 1104 Sul, como é o caso da pedagoga, Marcileia Nogueira, que foi acompanhada a pequena Yasmim, 9 anos, de mais uma filha de 5 ano e de seu marido.

O evento foi uma realização da Secretaria de Acessibilidade Trânsito e Transporte (SMAMTT), em parceria com a Fundação de Esportes, as Secretarias de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Infraestrutura e Serviços Públicos. A Prefeitura de Palmas ofereceu frutas e água aos participantes.

Carona Solidária

O Dia Mundial Sem Carro é celebrado no dia 22, mas em Palmas a programação foi antecipada para esse domingo 21. No entanto para esta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Palmas recomenda e incentiva a população palmense que utilize o transporte público ou o “Carona Solidária” como forma de conter a emissão de gases poluentes.

Para a diretora de Planejamento e Projetos da SMAMTT, Joseísa Furtado, o objetivo da Prefeitura, é que a Carona Solidária, seja não apenas uma ação isolada no ano, mas uma rotina na vida do palmense. “Esse tipo de projeto já recebeu adesão em várias cidades do mundo, visto que permite o uso compartilhado em alternância de um automóvel particular, por duas ou mais pessoas, para irem ao trabalho ou escola. Diminuindo, assim, a grande quantidade de carros durante a hora do rush e a emissão de CO² (dióxido de carbono).”

Origem

O Dia Mundial Sem Carro surgiu com tom de manifesto e aconteceu pela primeira vez no final da última década, por meio dos movimentos sociais reivindicando melhores condições de mobilidade em algumas cidades europeias. A ideia ganhou corpo e adesões mundo afora, tendo os meios de transporte sustentáveis como foco, de forma estimular a independência dos cidadãos quanto ao uso de carros e motociclistas, e a refletirem sobre a utilização de meios como as bicicletas e o transporte público. (Secom Palmas)