Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Durante a manhã desta quarta-feira, 12, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha e o secretário Extraordinário dos Jogos Indígenas, Hector Franco, receberam o secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli e equipe para apresentação do andamento de todas as etapas relativas à realização da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas, que acontecem em 2015.

No encontro foram apresentados os projetos de comunicação, de implantação da Vila dos Jogos, os projetos arquitetônicos das obras a serem executadas entre outros temas. Também participaram da reunião o coordenador de Políticas Esportivas Indígenas, Rivelino Pereira, o representante do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena, Carlos Terena e a diretora de Relações Institucionais da Secretaria dos Jogos Indígenas (Seji), Patrícia Fregonesi.

“É a primeira vez que o secretário vem a Palmas, já que as demais reuniões foram realizadas em Brasília. É muito importante esse acompanhamento para estarmos afinados com o Governo Federal, para que eles conheçam todas as medidas que temos tomado para viabilizar os jogos. Estamos muito confiantes com todo o processo”, destacou o prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

O secretário Ricardo Cappelli destacou a boa impressão registrada no encontro. “Estamos mais confiantes vendo que o próprio prefeito está envolvido diretamente em toda a execução do projeto. Palmas está com o pensamento de fazer dos jogos indígenas uma plataforma de afirmação da identidade cultural do Brasil e dos povos indígenas para o mundo, o que é muito positivo”.

Articulação

Outra demanda discutida é a formação de uma agenda conjunta entre a Prefeitura de Palmas e o Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), para divulgação dos jogos em eventos nacionais e internacionais.

Além disso, a Seji apresentou uma proposta de calendário de eventos a serem realizados na Capital com a temática indígena durante todo o ano de 2015, como mostras de cinema, exposições entre outros. (Secom Palmas)