Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Por determinação do governador Marcelo Miranda, a presidente da Agência de Proteção e Defesa Social, Gleidy Braga, acompanhada de seu vice-presidente Gilmar Alves Castro e do diretor do Sistema Penitenciário e Prisional do Estado, Gilciedson Tavares, visitou, na última sexta-feira, 16, as unidades prisionais de Araguaína.

Na ocasião, ela se reuniu com diretores e servidores das Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), da Unidade de Regime Semiaberto, da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota e da Unidade de Regime de Semiliberdade para menores infratores.O objetivo da visitam foi, a partir das demandas apresentadas pelos gestores, elaborar um diagnóstico e propor soluções. 

Após as visitas às unidades prisionais, Gleidy Braga, juntamente com a equipe, se reuniu com a juíza da Infância e Juventude, Juliane Freire Marques, e com o juiz da Vara Criminal e de Execuções Penais, Antônio Dantas, que entregou à presidente documento em que apresenta diversas sugestões de ações de ressocialização de apenados e de humanização do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins. “Precisamos transformar a visão equivocada de que a pena deve ser somente punição porque, na verdade, ela acaba sendo degradação; e investir em políticas ressocializadoras dentro dos presídios e na prevenção da criminalidade”, afirmou o juiz.

O magistrado ainda apresentou uma proposta de parceria entre o Judiciário e o Executivo para implantação de uma fábrica de roupas íntimas na Unidade Barra da Grota, gerando trabalho remunerado e remissão de pena aos reeducandos, em parceria com a iniciativa privada.

Para Gleidy Braga, a proposta está de acordo com a iniciativa do governador Marcelo Miranda de manter parceria de trabalho entre os poderes Executivo e Judiciário. “Temos uma população carcerária relativamente pequena, de cerca de três mil pessoas. Os problemas encontrados nos Sistema Penitenciário e Prisional nos dão a oportunidade de criar um projeto piloto, que poderá servir de modelo para todo o Brasil”, afirmou a presidente, que aproveitou para propor a criação de um grupo de estudos multidisciplinar, que envolva também a sociedade, para discutir o assunto. 

No sábado, 18, a presidente visitou também a Cadeia Feminina de Babaçulândia. Depois de apresentar o relatório das visitas ao governador, Gleide Braga viaja a Brasília nesta terça-feira, 20, para audiência com o ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto.