Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Donizeti Nogueira (PT) tomou posse no Senado Federal na última terça-feira, dia 3 de fevereiro. Na ocasião, ele ressaltou a importância desse momento e agradeceu a todas as pessoas presentes.

Durante seu discurso, Donizeti Nogueira disse que “nada vence o trabalho” e que “a paixão move o mundo”. Ele reafirmou seu compromisso com o estado do Tocantins e classificou sua posse no Senado como um momento “singular e importante”. O senador agradeceu a Deus, destacou a importância de sua família e de amigos que fez ao longo da vida e elogiou a titular do cargo.

O novo senador pelo Tocantins também colocou em pauta durante a posse algumas linhas de defesa.

Reforma política

O senador falou sobre a reforma política. “Amo meu país, acredito nele e em seu povo, que merece uma renovação no sistema político e eleitoral vigente. Precisamos assegurar o direito fundamental à participação política. Por isso, defenderei a reforma política, que deve ser construída após uma discussão profunda com todos os setores da sociedade”, disse.

Pacto Federativo

O pacto federativo também foi alvo de comentário do senador. “Defendo um novo pacto federativo, que responda de forma objetiva e clara qual país queremos construir, em quanto tempo e qual o custo da construção do país que queremos. Dessa forma,um pacto deve ser capaz de banir a guerra fiscal, de superar as desigualdades regionais e horizontalizar o desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social”, afirmou.

Educação pública

Donizeti também defendeu a educação pública. “Defendo o acesso universal à educação pública e de qualidade, direito fundamental que permite que o homem torne aquilo que antes era impossível em realidade, que abre possibilidades para todos tenham uma vida digna, que oportunize que cada um desenvolva suas habilidades individuais e as coloque a serviço coletivo”, frisou.

Agricultura familiar

O senador elencou como meta também defender a agricultura familiar. “Defendo que a agricultura familiar, fatia importante da produção da riqueza do Brasil, tenha acesso à assistência técnica e às novas tecnologias, que permitem maior produtividade, com o menor impacto ambiental possível. Defendo que o Tocantins desenvolva seu enorme potencial agrícola, com melhores condições aos pequenos produtores, gerando emprego e renda ao nosso povo”, disse.

Partido dos trabalhadores

A defesa ao PT também foi feita pelo senador. “Defendo o meu partido, o partido dos trabalhadores, essa ferramenta extraordinária que vem articulando as grandes transformações em beneficio do povo brasileiro. Sei que ele não é perfeito, porém o considero o melhor, por isso estou nele. E, ainda, ressalto que a perfeição não é um objeto concluso, mas sim um objeto a ser construído e buscado todos os dias”, frisou.

Estiveram presentes no evento o Governador do Tocantins Marcelo Miranda, a primeira dama e Deputada Federal Dulce Miranda, A vice Claudia Lelis e Marcelo Lelis, entre outras autoridades.