Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Articulação dos Povos Indígenas do Estado do Tocantins, representando sete etnias, esteve reunida nesta quarta-feira, dia 11, com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Pedro Ferreira, com o diretor superintendente, Omar Hennemann, e com o diretor técnico, Higino Piti. Os povos indígenas pedem apoio e capacitações para aprimorar as técnicas de produção e agregar valor aos produtos artesanais.

Srêwe Xerente é presidente da Articulação dos Povos Indígenas e destacou a preocupação com a produção artesanal desenvolvida em cada aldeia e as dificuldades para fazer os produtos chegarem ao mercado consumidor. Os exemplos vão desde um produto popular como a farinha de mandioca, como também um produto consagrado como a boneca Ritxokô, considerada um Patrimônio Cultural do Brasil, o único da cultura indígena.

O diretor superintendente, Omar Hennemann, apresentou aos líderes o que será o projeto Planeta Indígena, que vai ser realizado durante os jogos indígenas. Falou sobre o papel das várias unidades do Sebrae que vão trabalhar em conjunto para reunir etnias de todo o Brasil num grande shopping onde vão ser comercializados os artesanatos, de todas as aldeias brasileiras.

O presidente Pedro Ferreira havia recebido as primeiras demandas dos líderes indígenas na terça-feira e organizou o encontro para oficializar a intenção de apoio. “A diretoria tem um grande projeto já aprovado para investir no artesanato indígena e o Sebrae pode contribuir com capacitações nas aldeias. Esta reunião será o ponto de partida desse trabalho”, finalizou o presidente.

Para o presidente da Articulação Indígena dos Povos do Tocantins, Srêwe Xerente, a reunião foi muito positiva. “Abriu-se um leque de conhecimentos e de esperança destacando o quanto a gente pode agregar valor aos nossos produtos, porque temos uma diversidade de produção artesanal, frutos do cerrado e o Sebrae pode nos ajudar a colocar no mercado. Agora com esta oportunidade de ouvir o superintendente Omar Hennemann e os técnicos, nós estamos muito otimistas.”

Novos encontros já estão agendados, sendo o próximo no dia 18 quando os representantes da Articulação dos Povos Indígenas devem entregar o projeto do evento que deve reunir as tribos do Tocantins em abril.