Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Elenil da Penha (PMDB) votou a favor do Projeto de Lei Complementar nº 01/2014, que altera a organização da carreira da Polícia Militar no Tocantins. A proposta, aprovada nesta quarta-feira, 08, em duas votações, por maioria absoluta de votos, prevê que, no caso dos PMs que integram o quadro administrativo da corporação e o quadro de oficiais especialistas, as progressões alcancem até o posto de tenente-coronel. O PLC estabelece ainda que os policiais que integram o quadro de praças da Saúde cheguem até a graduação de subtenente.

“A aprovação desse projeto é uma conquista importante para a categoria. As promoções são uma reivindicação antiga dos policiais militares e, agora, com o entendimento entre governo, Assembleia e os próprios PMs, a corporação poderá, finalmente, lograr esse benefício. Trata-se, portanto, de um passo importante para a valorização da categoria, que, com o reconhecimento, poderá exercer ainda com mais vigor e serenidade as suas funções”, afirmou Elenil.

O 2º Secretário da Casa lembrou que ainda há alguns detalhes que precisam ser discutidos em relação às promoções. “Há outra matéria, em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia, que versa sobre esse assunto. A Casa reconheceu que os militares tem direito às promoções, agora, é necessário definir alguns detalhes, como o número de vagas para cada função, os valores referentes a cada cargo e outras questões. Acredito que a busca pelo consenso irá prevalecer mais uma vez e um novo acordo, que contemple os interesses dos PMs sem comprometer as contas públicas, será selado e terá a chancela dos deputados”.