Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Elenil da Penha (PMDB) tem participado intensamente do debate em torno das promoções da Polícia Militar no Tocantins. Nesta semana, a Assembleia Legislativa (AL) aprovou a Medida Provisória nº 12/2015, de autoria do governo do estado, que disciplina e garante a concessão do benefício já no dia 21 de abril. “Essa data é simbólica, pois é quando se comemora o Dia de Tiradentes, patrono da Polícia Militar. Nada mais justo, portanto, que no Dia 21 de Abril, os PMs possam ser prestigiados com as promoções, concedidas de forma legítima e sem comprometer as contas públicas”, explicou o parlamentar.

Em discurso realizado na tribuna, Elenil lembrou que ainda há outros pontos que precisam ser discutidos pela Casa. “Felizmente, temos avançado muito em relação a este tema. Porém, é importante destacar que como se trata de um assunto complexo, há alguns detalhes que precisam ser debatidos. É necessário definir, por exemplo, o número de vagas reservadas para cada patente no quadro de efetivos e as regras quanto aos cursos de qualificação anterior às promoções. Acredito que a busca pelo entendimento irá prevalecer e, no tempo certo, as decisões serão tomadas”, pontuou o 2º Secretário da Casa.

Sensível à luta dos militares que foram despromovidos, Elenil pediu ao governador Marcelo Miranda (PMDB), que estabeleça um diálogo construtivo com os PMs prejudicados, a fim de que a situação deles seja resolvida. “Eu entendo que a realidade financeira do estado é delicada. Contudo, penso que é preciso olhar com carinho a situação destes policiais. Muitos deles comemoram as promoções como a conquista mais importante de uma vida inteira dedicada à PM e, agora, se veem desprestigiados”, concluiu o deputado.