Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins estará presente na Agrotins – Feira Agropecuária do Tocantins, de quarta-feira a sábado, 6 a 9 de maio. A Instituição ganha mais um canal de aproximação com a comunidade por meio de um estande onde Defensores Públicos e Servidores darão orientações e farão atendimentos, e ainda com os atendimentos direcionados do Nudem – Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, na Unidade Móvel.

A ação integra a série de atividades do “Maio Verde”, programação em parceria com a Adepto – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins que acontece durante o mês e comemora o Dia do Defensor Público e Dia da Defensoria Pública, 19 de maio.

Os atendimentos no estande vão focar questões de interesse de pequenos produtores rurais, comunidades quilombolas, mulheres do campo, bem como discutindo e esclarecendo dúvidas sobre direitos. De acordo com o defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim, o objetivo é mostrar a importância do Defensor Público nas mais diversas áreas de trabalho, orientando o cidadão que busca a garantia de seus direitos. “Será o segundo ano em que a Defensoria Pública participa da Agrotins e este é um canal fundamental para nos aproximarmos dos pequenos produtores rurais”, acrescenta.

Na unidade móvel, a defensora pública Vanda Sueli Machado, coordenadora do Nudem, vai atender à comunidade com uma ação de conscientização sobre a violência contra a mulher. Trata-se de um ônibus adaptado e equipado, com duas salas para o atendimento emergencial, com equipe multidisciplinar treinada para receber as denúncias das mulheres e para prestar o primeiro atendimento.

Segundo a Defensora Pública, a intenção é executar políticas para reduzir o número de ocorrências de violência de contra a mulher e trabalhar a conscientização. Os veículos fazem parte das ações do programa “Mulher Viver sem Violência”, do Governo Federal, e circulam levando serviços de segurança pública e de justiça com base na Lei Maria da Penha – que protege as mulheres em situação de violência doméstica.

Agrotins

A Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins está na sua 15ª edição e o tema deste ano é "Cadeia produtiva de grãos", tendo em vista o potencial agrícola do Tocantins. A expectativa do evento é receber mais de 95 mil pessoas. No ano passado, a feira movimentou R$ 560 milhões em negócios e a expectativa este ano é superar este número. O evento vai contar com 530 expositores, em uma área de 790 mil m². A Agrotins é realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional. (Ascom Defensoria)