Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins informou que a antecipação dos salários dos servidores estaduais no último sábado, 9, foi excepcional e só ocorre neste mês porque a primeira parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que é repassada todo dia dez de cada mês, foi liberada na sexta-feira,  já que a data cai no domingo.

O Governo pagou os cerca de 47 mil servidores públicos estaduais dois dias antes do anunciado, desde quando o Estado alterou a data de pagamento dos salários, em janeiro deste ano. A medida foi necessária porque gestão anterior não pagou os salários de dezembro ainda no ano passado, deixando a folha para a atual gestão.

O pagamento antes do Dia das Mães é um estímulo para o comércio local, já que a data é considerada a segunda melhor época de vendas no ano, perdendo apenas para o período natalino. Com a antecipação do pagamento foram injetados na economia local R$ 269.276.037,91. Nos próximos meses a previsão é de que os pagamentos do funcionalismo estadual continue sendo feito no dia dez de cada mês.