Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A Lamira Artes Cênicas parte para a finalização do processo criativo do novo espetáculo da Cia, o “Olhai por Nós” e recebe a atriz e bailarina Fernanda Vianna, do Grupo Galpão, para a finalização da montagem do espetáculo, que estreia em setembro em comemoração aos 05 da Cia.

O espetáculo “Olhai por Nós” é um projeto contemplado com o Prêmio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura, o Promic 2014 da Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas e Fundo Municipal de Apoio à Cultura, tendo como principal finalidade a construção de um espetáculo cênico-musical de múltiplas linguagens artísticas.

Fernanda dá continuidade ao trabalho que iniciou ainda em outubro do ano passado com a Lamira, na preparação teatral do elenco para a nova obra. Ela virá em duas etapas, a primeira de 30 de julho a 03 de agosto e a segunda de 21 a 26 de agosto.

Carolina Galgane, a coordenadora geral da Cia, conta que a vinda de Fernanda Vianna representa um amadurecimento da Lamira: “A Lamira se encontrar em um ponto de amadurecimento e qualidade cênica no qual nos é possível convidar uma personalidade artística como Fernanda Vianna para trabalhar com o grupo.” Para Carolina, o trabalho de Fernanda se associa com o da Lamira: “Fernanda possui um currículo, uma generosidade, uma dedicação e um experiência na área da dança, do teatro e do canto que se integra perfeitamente a característica estética e artística da Lamira.” Concluiu.

Fernanda Vianna integra o Grupo Galpão desde 1995, já fez parte do grupo de dança 1º Ato e recebeu o prêmio Sesc/Sated de melhor bailarina pelo espetáculo “Carne Viva”. Em 2012 recebeu o prêmio de melhor atriz do festival internacional de cinema de gramado por “O Que se Move”. Além de atriz e bailarina, Fernanda já atuou também como preparador corporal em espetáculos do grupo Galpão, da Cia de Teatro Oden e do grupo Armatrux.

Lamira Artes Cênicas

A Lamira é um grupo de artes cênicas de Palmas-TO que chega ao seu 5º aniversário estreando o seu 5º espetáculo. O grupo busca, na fisicalidade, o ponto de interseção entre as varias linguagens das artes cênicas, como dança, teatro e musica para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural.

Ao longo desses 05 anos, a Lamira vem construindo espetáculos que servem de referência estética à capital onde está inserida e vem representando a produção cênica tocantinense pelo Brasil. Já circulou em 25 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, percorrendo as 05 regiões do país, onde, através de pesquisas e intercâmbios entre grupos, vem construindo e atendendo as diversas demandas do público. Isso lhe permite ter, em seu repertório, espetáculos de rua, infantis, contemporâneos e conceituais.

Seus espetáculos promovem a comunhão entre o grupo e o público, por meio do diálogo, entendimento e compreensão das diversas formas de expressão artística aplicada nas artes cênicas. Esse primor em suas produções contribui, além da propagação cultural, para que a sociedade desenvolva um olhar crítico e reflexivo sobre as temáticas humanas e universais através da arte.