Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), realiza na próxima semana reuniões em Gurupi e Paraíso do Tocantins entre os representantes da empresa Belo Monte Transmissora de Energia  (BMTE) e o empresariado dos municípios e respectivas regiões. Os encontros têm como o objetivo promover a aproximação entre os empresários e a empresa responsável pela construção do chamado “Linhão Belo Monte”, linha de transmissão de energia elétrica que atravessará o Tocantins, com investimentos previstos de R$ 610 milhões no Estado e geração de cerca de 1.800 empregos diretos.

“Nosso objetivo com essa aproximação é mostrar aos empresários regionais o potencial de investimentos da BMTE, e aos executivos da empresa, que não vão precisar buscar lá fora o que deve ser contratado para execução da obra. Que o Tocantins pode oferecer tanto os bens quanto os serviços de que a empresa necessita, como cabos condutores, ferragens, alimentação, uniformes, hospedagem e mão de obra”, explica o diretor de Desenvolvimento Econômico da Sedetur, Eremilson Leite.

Prevista para ser iniciada ainda este ano, a obra do Linhão deverá ser concluída e entrar em operação entre fevereiro e abril de 2018, com a entrada em operação comercial da 12ª unidade de geração de energia da UHE Belo Monte, no Pará, com capacidade de geração de 11.233MW de energia elétrica. Com sede regional em Palmas, inicialmente estão previstos dois canteiros de obras no estado, sendo um em Gurupi e outro em Paraíso. O linhão interligará o sistema de transmissão entre Xingu, no Pará, passando pelo Tocantins até o município de Estreito, em Minas Gerais, em uma linha de 800 KV com extensão de 2.092 quilômetros.

Reuniões

Em Gurupi, a reunião será realizada na terça-feira, 6, às 20 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas. Já em Paraíso do Tocantins, o encontro será na quarta-feira, 7, também às 20 horas, sede da Associação Comercial e Industrial de Paraíso (Acip).