Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fomentar o turismo, a consciência ambiental e a culinária do peixe, esses foram os objetivos da Semana do Peixe, que premiou na noite de dessa quarta-feira, 04, os vencedores do III Festival Gastronômico do Peixe, realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com a Universidade Federal do Tocantins e a Embrapa. Em sua 3ª edição, o Festival da Semana do Peixe de Palmas aconteceu em nove restaurantes da Capital que, no período de 14 a 18 de outubro ofereceram aos clientes pratos especialmente preparados para o evento, utilizando o que nossos rios têm de melhor: Pirarucu, Surubim e Tambaqui. 

Foram premiados três restaurantes em diferentes categorias: O Restaurante Quadra Contemporânea recebeu a maior nota quando se fez a média ponderada das notas dos jurados com a nota do público, o Restaurante Expresso Sushi JK obteve a maior nota por voto popular e o Restaurante Choupana do Lago teve a maior nota no atendimento, considerado pelo público.

Segundo o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura, Amilton Rodrigues, durante a Semana do Peixe foram ministradas palestras, oficinas e concursos de redação e pela terceira vez o festival gastronômico. “Nossa proposta é estimular o consumo e a produção do pescado no Estado e os restaurantes foram nossos grandes parceiros para alcançar esse objetivo”, destacou.

Vencedor do festival, na categoria voto popular, o chef do Expresso Sushi JK, embaixador da gastronomia do Tocantins e também vencedor do prêmio Dólmã, Thiago Siintani, destacou que essa ação permitiu que a população conhecesse mais os peixes nativos. “Há um grande consumo de espécies de pescado que não são da nossa região, como o salmão. Mas o festival mostrou que o nosso tambaqui, pirarucu e surubim podem ser tão saborosos quanto e serem aplicados nas mais diversas culinárias”.

O evento contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal juntamente com a Superintendência Federal da Pesca. Para o gerente regional, Vandeir Silva, participar desse evento é de suma importância, pois a Caixa tem papel importante no desenvolvimento social. “O evento traz para o Tocantins desenvolvimento e uma consciência muito grande para a população em termos de saúde e principalmente turismo que é um dos responsáveis por impulsionar negócios para o nosso Estado”, finalizou.