Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O candidato a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO) pela Chapa OAB Para Todos, Gedeon Pitaluga, visitou nesta última terça-feira, 17, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a sede da Controladoria Estadual (CGE) e a Defensoria Pública da União (DPU), em Palmas. Acompanhado de advogados que compõem a equipe de gestão, apresentou propostas e discutiu soluções conjuntas de problemas enfrentados pelos profissionais, para garantir que todos sejam representados com qualidade e eficiência.

Na sede da Defensoria Geral da União, Gedeon firmou compromisso com os advogados públicos e apresentou propostas de representação qualificada para a classe. Para o candidato, a Ordem dos Advogados do Brasil precisa está mais perto das instituições e órgãos públicos.  Para os advogados públicos presentes, a proposta da chapa casa com as necessidades dos profissionais. “Com 30 anos de advocacia pública, nunca vi um candidato que se comprometesse com a nossa classe, ou propostas que contemplassem tanto a advocacia pública como agora. Apoio o Gedeon não por amizade, mas por trabalho prestado”, afirmou a advogada pública Tereza Ibiapina.

No período da tarde, os integrantes da chapa foram recebidos pelos advogados da PGE e pelo procurador geral do Estado Sérgio Rodrigo do Vale. “É importante ter as palavras e as plataformas defendidas pelas chapas especificamente com relação a advocacia pública, que é realmente um braço muito forte da advocacia brasileira. Hoje, receber uma chapa em nossa sede e ouvir as propostas com relação à defesa dos interesses  da advocacia pública é de suma importância, e isso alcança não só a advocacia, mas o interesse público como um todo”, disse o procurador geral.

Na Controladoria, Gedeon pôde conversar também com os advogados públicos e apresentar as propostas, dentre elas: instituição do “Conselhão”, capitaneado pela OAB-TO e com a participação dos demais órgãos e entidades representativas, para representação da sociedade civil organizada; interlocução intransigente e qualificada junto ao poder judiciário para garantir honorários sucumbenciais dignos para o advogado, o aperfeiçoamento dos processos judiciais eletrônicos, a apresentação da proposta do código de organização judiciária e a eficiência da prestação jurisdicional. “Mais que apresentar a chapa OAB Para Todos e as propostas, queremos assumir o compromisso com os órgãos públicos, assessores, analistas, que é a participação ativa da Ordem dos Advogados do Brasil nas instituições e na advocacia pública em demandas de cada uma dessas classes. A Ordem tem que estar próxima, no dia a dia das pautas de reivindicações das classes da advocacia tocantinense”, disse Pitaluga.

Analistas 

Gedeon recebeu no comitê os advogados da Associação dos Analistas Jurídicos do Estado do Tocantins (Anajusto), apresentou propostas e frisou que o objetivo da gestão é promover o reconhecimento de todos os setores da advocacia, assim como dos analistas que por muito tempo não tiveram a chance de participar ativamente da Ordem. “Pra gente não é um compromisso de campanha, é um compromisso de gestão. É uma questão de reconhecimento”, afirmou Pitaluga.

Gedeon também se comprometeu a delegar à Associação a indicação dos membros de uma comissão na OAB que vai ser formada por analistas jurídicos, além de um termo de compromisso com os profissionais. "O encontro se mostrou bastante produtivo na medida em que nós da Anajus, pudemos expor os nossos objetivos, os nossos fundamentos para o candidato Gedeon. A gente pensa que a nossa luta pode ser fortalecida com o apoio do futuro presidente da OAB, nesse caso, o Gedeon como candidato, e na hipótese de ser eleito, vir a abraçar essa ideia e junto com a gente nos nossos objetivos, nas nossas propostas. E, nesse sentido, fortalecer essa classe dos analistas jurídicos, que exerce um papel de relevância jurídica fundamental na administração pública, na advocacia pública. Por isso, nesse encontro foi assinado o termo de compromisso de campanha pra que, sendo eleito, o candidato, ou o futuro presidente Gedeon, venha conosco nessa luta”, afirmou Sebastião Neuzin.