Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

Alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio são o público alvo da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que está com as inscrições abertas até o dia 29 de abril. No Tocantins, os alunos da rede estadual são incentivados a participarem de concursos e competições nacionais que permitem a complementação do processo de aprendizagem.

“Em atividades extracurriculares como a olimpíada de História, os alunos são levados a aperfeiçoarem suas habilidades, ampliando as experiências educativas e contribuindo para a formação integral e humanizada desses educandos, por isso estimulamos a participarem de provas, olimpíadas e outros eventos nacionais”, enfatiza o secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira.

Para se inscrever, os alunos ou professores devem acessar o Site da Olimpíada de História. A competição propõe o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos e mapas. As equipes, formadas por três estudantes e um professor de história, precisam solucionar questões de múltipla escolha. Ao todo, os inscritos passam por cinco fases online, com duração de uma semana cada.  Os melhores colocados competem na fase de provas final e presencial, que acontece no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), SP.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Iniciada em 2009, a iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.