Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura  (Seden) e representantes de órgãos e instituições parceiras realizaram nesta última quarta-feira, 23, em Palmas, a 1ª reunião extraordinária do Comitê de Financiamento e Investimento do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Femep-TO). O objetivo da reunião foi analisar os planos de trabalho do Comitê dos anos de 2013 e 2014 e verificar quais propostas foram implementadas, atualizar aquelas que podem ser aproveitadas e formular novas propostas para o Plano de Trabalho deste ano, em conformidade com o Decreto nº 4.769/2013.

Foi verificado que, de acordo com o decreto citado, foram instituídas linhas de crédito e microcrédito nas instituições financeiras estaduais direcionadas aos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas e empresas de pequeno porte. Contudo, de acordo com os participantes, é necessário capacitação tanto dos agentes financeiros quanto do público alvo sobre os procedimentos para obtenção das linhas de crédito e financiamento.

Na ocasião, foram elaboradas propostas que serão contempladas no plano de trabalho do comitê e que posteriormente serão analisadas pelas secretaria-executiva e presidência do Fórum.

Representando a Seden, participaram da reunião a secretária técnica do Femep, Viviane Carvalho, e a gerente de apoio da secretaria, Áurea Veras. Também compareceram representantes de órgãos e instituições como Banco do Brasil, Serviço Nacional de Emprego (Sine), Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Agência de Fomento do Tocantins, Banco do Empreendedor, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet), da Federação das Micro e Pequenas Empresas e Micro Empreendedores Individuais do Tocantins (Femicro), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação do Comércio do Estado do Tocantins (Fecomércio) e da Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE).