Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em reunião na Seden, comitê discute fomento ao comércio exterior para micro e pequenas empresas

Em reunião na Seden, comitê discute fomento ao comércio exterior para micro e pequenas empresas Foto: Maria José Batista

Foto: Maria José Batista Em reunião na Seden, comitê discute fomento ao comércio exterior para micro e pequenas empresas Em reunião na Seden, comitê discute fomento ao comércio exterior para micro e pequenas empresas

Apresentar propostas de ações e políticas públicas de fomento à exportação e importação e definir os coordenadores público e privado foram os objetivos da reunião do Comitê Temático de Comércio Exterior do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femep-TO), realizada na tarde desta última quinta-feira, 31, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), em Palmas. Ficou definido como coordenador privado o representante da Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio), Osmar Defante. A coordenação pública ficou a cargo da servidora da Seden Andréia Teles, gerente de Capacitação de Empreendedores e à Exportação.

Convidado a participar da reunião, o superintendente de Desenvolvimento Econômico da Seden, Vilmar Carneiro, traçou um panorama do cenário econômico atual do Tocantins. “Vivemos um ambiente diferente das outras unidades da Federação, com perspectivas  muito animadoras de instalação de grandes empresas, proporcionado pela logística privilegiada encontrada no Estado”, observou.

Na ocasião, foram apresentados os planos de trabalho do Comitê nos anos 2013 e 2014, proposto um estudo das ações realizadas e, a partir daí, a construção do plano de trabalho para este ano. Também foram propostos cursos de capacitação em exportação, tendo como público alvo os micro e pequenos empreendedores; a identificação dos gargalos de exportação do setor e apoio institucional para a formação de consórcios para exportação.  “Acredito que o associativismo seja uma boa alternativa para que os micro e pequenos empresários possam atender futuras demandas”, afirmou Andréia Teles.

Também participaram da reunião Viviane Carvalho, secretária-técnica do Femep-TO e servidora da Seden; Alfredo Branchina, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas); Alberto de Jesus Carneiro e Vinícius Vieira, da Receita Federal; Adriana Almeida, da Federação das Associações Comerciais e Indústriais do Tocantins (Faciet); Osmar Defante, do Sistema Fecomércio, e Núbia Alves Fernandes, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Tocantins (Sescap).