Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

As superintendências de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) reuniram-se na última sexta-feira, 1° de abril, com o objetivo de traçar estratégias para a convergência dos planejamentos e das ações voltadas para desenvolver o potencial desses setores nas regiões do Estado.

“Programas do turismo acabam trazendo programas para a cultura, que acabam fomentando o desenvolvimento econômico local”, afirmou o subsecretário Frederico Oliveira, que conduziu a reunião e destacou que as pastas atuarão agora com foco único.  A proposta é trabalhar, de forma conjunta, tendo a cultura e o turismo como atividades importantes para o desenvolvimento econômico e social das regiões do Estado.

Essa parceria já foi experimentada, com êxito, no ano passado, na realização da Festa da Colheita do Capim Dourado, no Povoado Mumbuca, região do Jalapão, como lembrou o superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Possapp. “A cultura já é parte relevante do turismo, pois os aspectos locais são uma importante fonte de motivação de viagem. Mais ainda para o Tocantins, que possui uma riqueza cultural significativa com o artesanato, a arquitetura e o modo de vida de comunidades”, reforçou.

Para a diretora de Ação Cultural da Seden, Sabrina Fittipaldi, o patrimônio cultural do Estado possui características próprias, o que o torna um atrativo a mais para o desenvolvimento turístico do Tocantins. “Nós entendemos que o turismo cultural é uma força do Tocantins. E vamos fortalecer as ações da nossa cultura que possam potencializar o turismo e o desenvolvimento econômico através do nosso patrimônio histórico, artístico e da atividade dos nossos artistas”, pontuou.

Dentre os assuntos discutidos durante a reunião estavam a realização de um calendário de eventos, que englobe turismo e cultura, a criação de um conselho estatual comum e a importância de fomentar o turismo cultural de forma sustentável.