Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

O Centro de Controle Zoonoses (CCZ) de Gurupi divulgou o balanço das ações realizadas neste ano. A campanha contra a raiva conseguiu vacinar 99% dos animais da zona urbana e rural do município. No total foram vacinados 13.921 animais, sendo 11.778 cachorros e 2.143 gatos. Para o controle populacional, o CCZ castrou nos últimos três meses, mais de 200 animais, entre fêmeas e machos.

Segundo o diretor do CCZ, Henrique Alencar, os dados mostram que a população está se conscientizando mais. “A dificuldade das pessoas em ver a importância da vacinação ainda é muito grande. Mas com o bom trabalho do município conseguimos atingir números importantes e vamos continuar avançando”, afirma.

O diretor ressalta que o CCZ mantém gratuitamente a vacina de rotina contra a raiva diariamente das 8h às 17h30 na Av. Dueré, Setor Pedroso.

Feiras de adoção

O diretor do CCZ, Henrique Alencar, comemora a realização de eventos de entidades protetora de animais, como a Feira de Adoção da Associação Vitória dos Bichos. "As feiras têm surtido um efeito muito positivo junto à comunidade, além do mais as famílias adotam animais saudáveis, vacinados e de diferentes portes que fazem a alegria da casa", afirma o diretor.

Castração

O CCZ realizou no período de 01/01 à 31/03 deste ano 209 castrações entre cães e gatos pertencentes a pessoas que não tinham condições financeiras de pagar esse tipo de cirurgia.

A esterilização de animais domésticos se constitui numa das ações para o controle populacional de animais que vivem soltos nas ruas, a maioria abandonada pelos donos, segundo diretor do CCZ de Gurupi, Henrique Alencar.