Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação O diretor Sávio Lima e Hugo Magalhães falam sobre a situação dos médicos e as propostas O diretor Sávio Lima e Hugo Magalhães falam sobre a situação dos médicos e as propostas

Em visita a hospitais e postos de saúde de Miracema do Tocantins e Lajeado, o candidato à presidência do Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (Simed-TO) pela chapa 2 “Responsabilidade Classista”, Hugo Magalhães, 34, manteve contato com médicos, apresentou as propostas do grupo e ouviu muitas queixas em relação a falta de representatividade dos profissionais.

Uma das queixas foi do diretor do Hospital Regional Público de Miracema, Sávio Lima. Segundo ele, os médicos do interior estão esquecidos e desmotivados pela falta de representação eficaz. “É desanimador. Estamos desamparados e esquecidos, está na hora de mudar. Precisamos de um sindicato que nos represente de verdade e que nos dê o amparo merecido. Queremos um grupo que possa lutar com a gente pelos nossos direitos e melhorias”, afirmou Lima. Outros profissionais também relataram problemas.

A receptividade a Magalhães nas unidades foi positiva. Ele expôs as propostas do grupo e destacou que umas das prioridades da chapa 2 à frente do sindicato é dar a atenção merecida aos profissionais que atuam no interior do estado.

“A realidade dos médicos que atuam no interior é de descontentamento com a atual gestão por não sentirem representados. Atuaremos com responsabilidade e representatividade, fazendo com que todos os médicos fazem parte do sindicato. Seremos os representares da classe e lutaremos para que tenhamos todos os nossos direitos e melhorias conquistados”, pontuou Magalhães.

Propostas

Conhecendo a realidade dos médicos que trabalham no interior por já ter atuação em unidades hospitalares de Araguaína, Porto Nacional, Paraíso, Marianópolis, Augustinópolis e Ponte Alta do Tocantins, Magalhães afirma que o tratamento tem que ser igualitário, seja para os profissionais de Palmas quanto os do interior.

Outra proposta apresentada por Magalhães os médicos do interior é nomeação de profissionais como representantes legais do Simed em microrregiões. Esses representantes serão o elo entre os profissionais dessas regiões com a direção do Simed.

Outras medidas importantes mencionadas pelo candidato da chapa 2 são a criação de plantões jurídicos no interior e formalizar uma comissão de fiscalização que fará periodicamente o monitoramento por todo o Estado sobre as condições de trabalho, cumprimento dos direitos dos médicos e a situação do profissional.