Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Hugo Magalhães durante visita a hospital do interior

Hugo Magalhães durante visita a hospital do interior Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Hugo Magalhães durante visita a hospital do interior Hugo Magalhães durante visita a hospital do interior

Coordenador clínico do Hospital Geral de Palmas (HGP), o médico Hugo Magalhães propôs uma pausa na eleição do Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (Simed-TO) para que os membros da chapa 2 e da situação possam, juntos, cobrar do Governo do Estado solução para o caos na saúde do Tocantins.

“Nos últimos dias os problemas têm se agravado, como vem sendo mostrado na imprensa. Voltou a faltar alimentação e os problemas com medicamentos e insumos continuam. Quero propor uma pausa na nossa campanha e convidar os integrantes da chapa 2, da qual faço parte, e os integrantes da chapa 1 para, juntos, procurarmos a Secretaria da Saúde para debater o problema”, afirmou o clínico geral em vídeo divulgado em redes sociais.

A falta de remédios, alimentação e materiais para atendimentos e cirurgias não ocorre apenas no HGP, mas sim em todos do Estado. “Vamos pressionar o governo para resolver a situação, com toda a nossa força. Depois a campanha continua”, declarou.

Além de falta de comida para pacientes, acompanhantes e servidores, há relatos de falta, por exemplo, de esparadrapos e luvas. Sem contar remédios e outros materiais básicos que inviabilizam cirurgias eletivas. Médicos relataram também que em hospitais são servidos apenas chá e biscoitos aos acompanhantes e servidores. Em algumas unidades, os servidores levam lanche e acompanhantes precisam levar o próprio lanche.

Péssimas condições

Magalhães, que é candidato à presidência do Simed pela chapa “Responsabilidade Classista”, de oposição, é conhecido por denunciar problemas relacionados a condições de trabalho da categoria e cobrar das autoridades soluções. “Nunca deixamos de denunciar os problemas nos hospitais públicos e as péssimas condições de trabalho dos trabalhadores da saúde. Fizemos isso enquanto profissionais e cidadãos”, declarou.

Para Magalhães, apesar das eleições, os médicos devem continuar mobilizados e com causas comuns. “A eleição não nos separa. Pelo contrário, nos une na defesa de condições dignas de trabalho”, afirmou. “Deixo aqui registrado o convite para todos os médicos, das duas chapas, no gabinete do secretário de saúde para cobrar soluções”, argumentou Magalhães, no vídeo.