Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em evento realizado, na noite desta última sexta-feira, 17,  no auditório do Hotel Vitória, em Palmas/TO, o PTB oficializou apoio à reeleição de Carlos Amastha (PSB) para a Prefeitura de Palmas e anunciou o presidente metropolitano da sigla,  Ricardo Abalém, como indicação do partido para assumir a vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo gestor.

Segundo Ricardo Abalém, o partido, que não tem candidato a prefeito, reuniu-se na última segunda-feira, 13, para avaliar qual pré-candidato apoiariam. “Estamos aqui não só para trilhar uma campanha, mas para ajudar no que puder ajudar, dentro no nosso quadro a gestão, Com muito respeito a todos os demais candidatos, amigos meus particulares, em nome da executiva do PTB, eu tenho a imensa felicidade de anunciar que o PTB está caminhando ao lado do prefeito Carlos Amastha. Vamos iniciar a caminhada do novo novamente, contando com o apoio daqueles que querem unir forças para ajudar a melhorar Palmas”, frisou em seu pronunciamento durante a reunião de adesão.

O presidente estadual do PTB, José Geraldo de Melo Oliveira, endossou o desejo do partido em abraçar a proposta e contribuir com a gestão também num possível segundo mandato. “Não tem perfil mais apropriado para conduzir essa cidade do que o Amastha, um empresário de sucesso", disse José Geraldo. 

Durante a reunião, o prefeito Carlos Amastha falou dos desafios encontrados ao longo dos quatro anos de sua gestão como a aplicabilidade da justiça fiscal. “Com a cobrança do IPTU Progressivo obrigamos os grandes detentores de áreas a incorporar, a dar uma função social a sua propriedade. Em 2012 eram 6.200 imóveis isentos de pagar o IPTU hoje são 19.200. Quem tem pouco paga pouco, quem não tem não paga nada e quem tem muito tem que pagar e pagar o preço justo. Antes queriam expandir o plano diretor porque não encontravam lotes para vender, hoje há lotes, e no centro, porque os proprietários estão entendendo que precisam incorporar”, ressaltou.

Para Amastha a campanha de 2016 será semelhante a de 2012 no que diz respeito às parcerias. “Vamos manter a mesma linha, os mesmos princípios e PTB se encaixa perfeitamente dentro desse raciocínio”, disse.

Estavam presentes na reunião, além dos presidentes estadual José Geraldo e metropolitano Ricardo Abalém; os vereadores Etinho Nordeste, Jucelino Rodrigues, Felício Costa e Hiram Gomes; o secretário municipal de Governo e Relações Político-Sociais, Adir Gentil; o presidente do Sindicato Rural de Palmas, Antônio Jorge; além de pré-candidatos a vereadores

Um evento realizado, na noite da última sexta-feira, 17,  no auditório do Hotel Vitória, em Palmas, oficializou o  apoio do PTB a reeleição de Carlos Amastha e anunciou o presidente Municipal da sigla,  Ricardo Abalém, como indicação do partido para assumir a vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo gestor.

Perfil do candidato a vice

Ricardo Abalém é jornalista pioneiro de Palmas. Gestor esportivo, Abalém sempre militou pela causa do esporte e atualmente responde pela Federação Tocantinense de Vôlei.

Ele é presidente Municipal do PTB e já foi secretário de estado do Esporte, onde incentivou a iniciação esportiva como ferramenta de inclusão social. Abalém também foi secretário de comunicação da prefeitura, presidente da Associação de Pioneiros de Palmas e porta-voz do governo do estado.

Indicação de Cargo

Durante o evento, Carlos Amastha anunciou o membro do  PTB, Albuquerque Cordeiro,  como secretário do Resolve Palmas. Conforme o prefeito,  além de unidade do Centro, Albuquerque será responsável pela gestão de Nova unidade de região Sul da cidade que deve ser inaugurada na próxima terça-feira, 21.

PTB

O PTB  é o sétimo maior partido do Tocantins com 9826 filiados, sendo 1988 em Palmas. Atualmente a sigla  possui comissões ativas em 106 cidades e a expectativa é de que até os meados de Julho chegue a 117. O partido tem oito prefeitos, sete vice-prefeitos e 72 vereadores.