Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Daniel Bezerra/ Ascom PSDB

Cinthia Ribeiro (PSDB) foi anunciada pré-candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Carlos Amastha (PSB), atual prefeito de Palmas e que busca a reeleição. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 3, no centro empresarial no centro da cidade. O nome será referendado na convenção marcada para sexta-feira, no Jardim Aureny I.

Presidente estadual do PSDB Mulher, Cinthia Ribeiro é natural de Anápolis (GO), onde nasceu em 30 de dezembro de 1976. É fonoaudióloga formada pela Unip, em Brasília, e empresária. Foi candidata a vice-governadora na eleição de 2014, na chapa de Ataídes Oliveira (na época no Pros).

Escolhida por Amastha, ela é anunciada com o aval dos partidos que formam o conselho político do grupo que atua pela reeleição do prefeito (PSB, PMN, PSL, PTB, PTC, PCdob e PRP). “É um privilégio uma indicação legítima do partido, pessoal do prefeito e com anuência de um conselho político que dá a sustentação para uma gestão como é a gestão de Palmas. Para mim nasce um novo momento, pois é diante da adversidade que a gente cresce e eu cresci e hoje estou preparada pessoalmente e politicamente para esse desafio”, afirmou Cinthia Ribeiro, que foi casada com o senador João Ribeiro, falecido em 2013. 

Uma de suas bandeiras é a defesa dos direitos da mulher e a participação feminina nos mais diversos segmentos da sociedade. “As mulheres formam hoje 52% do eleitorado, porém a participação feminina na vida política é de 9,2%. Precisamos aumentar, trazer a mulher para a política, para o protagonismo das decisões que envolvem toda a sociedade.”

Competente e preparada 

Durante o anúncio o senador Ataídes Oliveira, presidente estadual do PSDB, destacou que a participação da sigla na chapa de Amastha tem objetivo: “O partido não pediu nada em troca. Discutimos projetos, ideias, gestão em benefício de Palmas e do Tocantins. Estamos juntos para fazer diferente, para ver o Tocantins crescer.”

Ele classificou Cinthia Ribeiro de “mulher sábia, competente e preparada” para assumir a responsabilidade. “Cinthia estará ao seu lado Amastha para fazer diferente. Todos nós temos a responsabilidade de atuar pelo melhor para essa capital. E o melhor é a continuidade dessa gestão”, disse.

Segundo ele, depois de todo o processo de impeachment e a descoberta de casos de corrupção no Brasil, a sociedade tem a responsabilidade de escolher bem seus representantes. “A má gestão, a escolha de gestor que não tem projeto de governo, mas de poder, é um desastre, é terrível. Já vivemos esse desastre no país. É hora de mudar. E, especificamente no Tocantins, esse Estado precisa crescer. É um Estado muito rico, mas que não sai do lugar e precisa ter sua economia alavancada.”

Critérios de escolha 

Ao anunciar o nome de Cinthia Ribeiro como vice, Amastha detalhou alguns dos critérios. “O principal critério foi o político. Cinthia Ribeiro é uma unanimidade dentro do grupo, que debateu e decidiu, com aval de todos os componentes. Cinthia Ribeiro representa a força da mulher, a mulher guerreira que cresce com adversidade”, falou.

O prefeito disse estar feliz com a escolha de Cinthia, que foi pessoal, e referendada pelo conselho político. Amastha também elogiou a participação do senador Ataídes na condução do processo. “É um momento que está se construindo com todos os partidos. Nasce aqui um momento político com pessoas que se juntam em torno de ideias e projetos de gestão. E o senador Ataídes quebra o paradigma da velha política”, comentou.

Quem ratificou também a escolha foi o presidente metropolitano do PSDB em Palmas, Juvenal Klayber: “A escolha de Cinthia foi uma escolha de “ouvir”. Uma escolha democrática e, com certeza, foi a melhor escolha para o PSDB, para Amastha e Palmas”, destacou. 

Conselho político 

Falando em nome do conselho político, Nésio Fernandes, do PC do B, ratificou que o nome de Cinthia Ribeiro foi consenso. “Estamos juntos para construir uma batalha de ideias pelo desenvolvimento de Palmas. É necessário construir grupo, com projeto e desenvolvimento. Cinthia Ribeiro é uma vice que representa pela opção do social. Pela mãe, pela dona-de-casa, as que são mães e pais dentro de casa e as trabalhadoras, a participação da mulher na política”, concluiu. (Com informações Ascom PSDB) (Matéria atualizada às 14h19min)