Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação No Tocantins os registros, até o momento, são de candidatos em Riachinho e Santa Maria No Tocantins os registros, até o momento, são de candidatos em Riachinho e Santa Maria
  • Registros até às 16h15min dessa quarta-feira, 3 de agosto.

Até as 16h45min dessa quarta-feira, 3 de agosto, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já foram apresentados 136 pedidos de registro de candidatos a prefeito, 135 de candidatos a vice-prefeito e 3.403 de candidatos a vereador em todo o Brasil. O prazo para que os partidos políticos e as coligações solicitem ao juízo eleitoral competente o registro de seus candidatos termina às 19 horas do dia 15 de agosto (Lei nº 9.504/1997). 

No Tocantins, de acordo com dados do TSE, já são 19 registros de candidaturas, sendo 15 para vereador, 2 para prefeito e 2 para vice-prefeito. Os registros são de candidatos em Riachinho e Santa Maria do Tocantins. Em Riachinho os registros são de Valdean Oliveira da Costa (PSD) para prefeito e de Marcos Dione Barbosa Costa (PSD) para vice-prefeito. 

Em Santa Maria do Tocantins, os registros são de Itamar Barrachini (SD) para prefeito, Eunice da Silva Pimentel (PR) para vice-prefeito e de 15 candidatos a vereador: Amilton Pereira Campos (PR), Antonio Eronildo de Oliveira (PSC), Eleomar Carmo Rodrigues (SD), Eliane Alves da Silva Tavares (SD), Hodermã de Carvalho Souza (SD), Marcelo Rodrigues dos Santos (PPS), Maria Aparecida da Silva Santos (PR), Maria dos Anjos Nilo Silva dos Santos (SD), Maria Jose Ferreira Lima Alves (SD), João Pinheiro Barbosa Neto (SD), Pedro Bequimam Franca (PSB), Raimundo Nonato Ribeiro Mendes (SD), Manoel Pereira de Sousa (SD), Rosana Moura de Souza (SD) e Sebastião Campos de Lacerda (SD). 

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse, em entrevista a jornalistas no dia 25 de julho, quando divulgou os dados do eleitorado do pleito de outubro, que a Justiça Eleitoral estima que 530 mil a 580 mil candidatos concorram às eleições deste ano. Os dados sobre os pedidos de registros de candidatos são constantemente atualizados no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), disponível no Portal do TSE.

“Quanto mais tarde ocorre o registro, maior é a possibilidade de que haja a eleição com o registro sub judice [que ainda será analisado], por conta da demora que inevitavelmente ocorrerá nesses casos. Nós vamos, certamente, em muitos casos ter judicialização, impugnação de registros até que se chegue a um segundo grau ou alguma definição, e isso vai consumir algum tempo. De modo que é importante que os registros ocorram a tempo e hora para que possa haver o deslinde judicial, se houver impugnação”, alertou o ministro na entrevista.

Regiões

A Região Sudeste ocupa, até o momento, a primeira posição no ranking de pedidos de registro de candidatos a prefeito e vice-prefeito (100), e a vereador (1.631), no total de 1.731. Em segundo lugar vem a Região Sul, com 83 pedidos de candidatos a prefeito e vice-prefeito e 918 a vereador, no total de 1.001.

Na terceira posição, vem a Região Nordeste, com 59 pedidos de candidaturas a prefeito e vice-prefeito e 507 a vereador, com o total de 566 até agora. Logo após, vem a Região Centro-Oeste com 21 pedidos de candidaturas a prefeito e vice-prefeito e 170 a vereador, no total de 191.

Na quinta colocação, vem a Região Norte, com 8 requerimentos de candidatos a prefeito e vice-prefeito e 177 a vereador, com 185 no total.

Estados

São Paulo é o estado com o maior número de pedidos de registro de candidatos a prefeito e vice-prefeito (46) e a vereador (909), com o total de 955. Em seguida vem o Rio Grande do Sul, com 71 requerimentos de candidaturas a prefeito e vice-prefeito e 822 a vereador, no total de 893 até o momento. O terceiro estado com a maior quantidade de pedidos de registro é Minas Gerais, com 44 candidatos a prefeito e vice-prefeito e 431 a vereador, totalizando 475.

Alagoas é o estado com a menor quantidade de pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador, com o total de 5, até o momento. (Da Redação com informações do TSE)