Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Defesa dos Direitos Humanos no Campo. Este é o tema do Seminário do Núcleo da Defensoria Pública Agrária ( DPAGRA ) que acontece na próxima quinta-feira, 10, no município de Dianópolis, no Sudeste do Estado. O encontro vai contar com a participação de agricultores, posseiros, quilombolas, representantes de movimentos sociais e comunidade em geral. A programação acontece de 18 horas às 22h30, no Colégio João D’Abreu. As inscrições para participar do Seminário podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 9, por meio de link no site oficial da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) – www.defensoria.to.gov.br, e também no local do evento.

Serão realizadas palestras, mesa de debates, exposição fotográfica de imagens da comunidade do campo, apresentações culturais e lançamento do livro digital “Quilombolas do Tocantins: Palavras e Olhares”. De acordo com o defensor público Pedro Alexandre Conceição, coordenador do DPAGRA, o objetivo é difundir as questões referente a garantia dos direitos humanos dentre a comunidade campestre e rural do Estado do Tocantins, bem como, contribuir para a troca de conhecimento das experiências práticas dos profissionais que atuam nesta vertente do direito.

Palestras

A programação de palestras conta com “Os desafios da defesa dos direitos humanos no campo e a luta pela terra: o papel do sistema de justiça” pela professora e mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília, Bruna Junqueira Ribeiro. "O movimento quilombola a partir da análise das políticas públicas” com a quilombola e coordenadora da mulher da COEQTO – Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins, Celenita Gualberto P. Bernieri; e “A atuação da Defensoria Pública e a defesa dos direitos humanos no campo” com o coordenador do DPAGRA e defensor público, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves.

A realização do Seminário é do DPAGRA - Núcleo da Defensoria Pública Agrária, por meio do Centro de Estudos Jurídicos, em parceria com a Unitins - Universidade Estadual do Tocantins.

Programação

Dia 10/11/2016

18h00

Credenciamento:

18h30

Abertura:

Composição de mesa:

Beatriz Cilene Mafra Neves - Coordenadora do curso de direito do campus de Dianópolis da UNITINS

José Raphael Silverio - Defensor Público titular da comarca de Dianópolis-TO

19h00

Apresentação:

Lançamento do Livro Digital Quilombolas do Tocantins: Palavras e Olhares

19h30

Palestrante: Bruna Junqueira Ribeiro - Professora e mestre em

Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília.
Tema: Os desafios da defesa dos direitos humanos no campo e a luta pela terra: o papel do sistema de justiça -

20h00

Palestrante: Celenita Gualberto P. Bernieri - Quilombola e Coordenadora da mulher da COEQTO
Tema: O movimento quilombola a partir da análise das políticas públicas -

20h30

Intervalo:

20h40

Palestrante: Pedro Alexandre Conceição A. Gonçalves - Defensor Público e Coordenador do Núcleo da Defensoria Pública Agrária - DPAGRA
Tema: A atuação da Defensoria Pública e a defesa dos direitos humanos no campo -

21h10

Debate:

Debate

Composição de mesa:

Beatriz Cilene Mafra Neves

José Raphael Silverio

Bruna Junqueira Ribeiro

Celenita Gualberto P. Bernieri

Mediador:

Pedro Alexandre Conceição Alves Gonçalves

22h30

Encerramento: