Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A categoria da Educação decidiu suspender a greve em assembleia realizada no dia 10 de novembro

A categoria da Educação decidiu suspender a greve em assembleia realizada no dia 10 de novembro Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A categoria da Educação decidiu suspender a greve em assembleia realizada no dia 10 de novembro  A categoria da Educação decidiu suspender a greve em assembleia realizada no dia 10 de novembro

Após a suspensão da greve da Educação na última quinta-feira, 10 de novembro, os alunos da rede estadual de ensino voltam às aulas a partir desta quarta-feira, 16. A educação deliberou por assinar o Termo de Acordo que trata do pagamento da data-base encaminhado pelo Governo do Estado e ainda, encaminhamentos tais como calendário de reposição unificado, que deve ser aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e início do ano letivo de 2017 só após conclusão do ano letivo de 2016. 

O governo propôs o pagamento de 2% da data-base em janeiro de 2017, 2% em maio de 2017 e 5,83% em setembro de 2017; o passivo da data-base 2015 a ser pago no ano de 2017 e redução da carga horária de trabalho de 40 para 30 horas (sendo 6 horas corridas). Segundo o Sintet, quanto ao passivo do retroativo da data-base 2016, as negociações ficam em aberto.

A categoria da Educação estadual esteve em greve por mais de 90 dias. O presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sintet), José Roque Santiago deixou claro que se o governo não cumpri com o acordo proposto a greve será  retomada. 

O Sintet notificou a secretária estadual de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, solicitando audiência para tratar do calendário de reposição.