Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dennis Tavares  Alunos do Curso de Capacitação da Polícia Civil concluem curso de tiro Alunos do Curso de Capacitação da Polícia Civil concluem curso de tiro

Listada entre as mais importantes disciplinas do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Tocantins, as aulas de manuseio e técnica de disparo à arma de fogo terminaram nesta quinta-feira, 1º de dezembro. De acordo com o diretor da Academia de Polícia Civil do Tocantins (Acadepol), Marcelo Falcão, 288 alunos, entre Agentes de Polícia Civil, Escrivães, Papiloscopistas e Agentes de Necrotomia, chegaram ao final do curso de tiro.

Marcelo Falcão explicou que a Acadepol tem buscado preparar bem os alunos para atuarem na proteção da sociedade. “Por isso eles tem recebido aulas em diversas áreas do conhecimento, desde excelência no atendimento ao público até na parte operacional, como é o caso das aulas de tiro”, disse. Com isso, o diretor acredita que estão sendo formados profissionais de alto nível. “Tenho certeza que ao final deste curso, todos os alunos estarão 100% habilitados para atuarem na atividade fim”, afirmou.

O instrutor de armamento e tiro de abordagem veicular e pessoal e uso progressivo da força da Acadepol, Sóstenes de Paiva Guimarães, falou sobre a importância da disciplina no Curso de Formação Profissional. “Treinamos desde o básico, com alunos que nunca pegaram em uma arma até pessoas que já eram policiais em outros Estados e passaram no concurso aqui. Ensinamos como montar e desmontar armas longas e curtas, como atuar em ambientes fechados, o uso de munição não letal ou menos letal”, explicou.

O instrutor Ariston Ribeiro de Araújo acrescentou que as turmas fizeram aulas também de tiro em movimento, tomada de favela, além de outras modalidades. “Eles receberam muita estrutura em sua formação. Então, esses alunos tiveram a oportunidade de terem contato com muito armamento que turmas de anos anteriores não tiveram”, afirmou.

Para a candidata Jéssica Ibrahim, 25 anos, as aulas de tiro foram muito proveitosas. “Aprendemos muitas lições que poderemos aplicar em nosso dia-a-dia da profissão. E estamos ansiosos para podermos concluir o curso e utilizarmos tudo o que aprendemos”, disse. O aluno Rafael Araújo, 32 anos, também gostou do curso de tiro. “Ensinaram muitas técnicas para nós, de modo que possamos garantir mais nossa própria segurança, do colega policial e da sociedade. Estamos aprendendo a fazer tudo certo para termos o respaldo da população”, considerou.

Sobre o Curso de Formação

O curso de Formação Profissional do Concurso da Polícia Civil do Tocantins, para os aprovados nos cargos de Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Agente de Necrotomia e Papiloscopista, teve início no dia  07 de novembro, com aula inaugural realizada no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Cesar Roberto Simoni e demais autoridades ligadas à área da segurança pública estadual. Esta é a segunda turma de alunos do Curso de Formação que faz parte da segunda etapa do certame.