Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Objetos apreendidos no Presídio Agrícola Luz do Amanhã, em Cariri

Objetos apreendidos no Presídio Agrícola Luz do Amanhã, em Cariri Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Objetos apreendidos no Presídio Agrícola Luz do Amanhã, em Cariri Objetos apreendidos no Presídio Agrícola Luz do Amanhã, em Cariri

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência do Sistema Penitenciário Prisional, juntamente com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Polícia Militar, está realizando, nesta segunda-feira, 09, uma revista geral denominada “Paz nos Presídios” nas três maiores unidades do Estado, sendo elas o Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas (NCCPPP) e Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína.

Segundo balanço parcial, as revistas estão sendo realizadas desde às 6h45 da manhã, por 86 agentes penitenciários da Polícia Civil, 120 policiais militares, além de servidores administrativos, apoio de agentes do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) e apoio aéreo com a utilização de um helicóptero, em Palmas e Cariri, para reforço da segurança. Segundo o superintendente do Sistema Prisional, Darlan Rodrigues, o objetivo da operação é “passar para a sociedade o compromisso do Governo com a segurança nos presídios do Estado”, explicou.

Até o momento, Palmas e Cariri finalizaram as revistas. A Seciju ressaltou que foram poucos os objetos encontrados que entraram de maneira ilícita na unidade, uma vez que a maioria foram feitos artesanalmente.

Na NCCPPP e no CRSLA foram encontrados pedaços de cordas artesanais, ferro, duas balanças artesanais, um gancho de ferro, duas seguetas, uma porção de 350g de entorpecentes, 16 garrafas pet com substância em fermentação, cerca de 100 chuços, 27 facas, nove celulares e quatro acessórios para celular.

A UTPBG está prevista para terminar a revista no fim desta tarde. 

Detentos 

A população carcerária do Tocantins hoje, no total, é de 3.478 detentos (homens e mulheres).

Presídios 

O presídio de Cariri tem problemas em sua estrutura. A previsão é para que no primeiro semestre de 2017 seja concluída licitação para a reforma da unidade. Há também previsão de construção de dois presídios, sendo uma unidade feminina em Palmas e uma unidade prisional masculina para Gurupi. 

Está em construção o Complexo Prisional Serra do Carmo, em Aparecida do Rio Negro. 

Concurso da Seciju para agentes penitenciários 

Os aprovados em concurso da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), antiga Defesa Social, aguardam ansiosos pela homologação do certame, ficando a critério do governador Marcelo Miranda, o chamamento dos novos profissionais para posse - sem previsão. Mais de 800 aprovados estão capacitados, com conclusão de curso de formação.  (Matéria atualiza às 18h17min)