Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luciano Ribeiro Paulo Antenor não quis dar mais detalhes sobre a contratação da consultoria Paulo Antenor não quis dar mais detalhes sobre a contratação da consultoria

O Diário Oficial do Estado do Tocantins de número 4.822, publicado na última quinta-feira, 9, trouxe o extrato do contrato de número 052/2016, na página 19, informando a contratação por parte da Secretaria Estadual da Fazenda, da empresa Logus Sistemas de Gestão Pública Ltda, para prestar serviço de consultoria visando o desenvolvimento e implantação de Sistema de Gestão Integrado de Gestão Orçamentaria, Financeira e Contábil da gestão estadual. O valor informado para a contratação da consultoria é de R$ 20.568.035,97 (vinte milhões quinhentos e sessenta e oito mil e trinta e cinco reais e noventa e sete centavos).

A data da assinatura do contrato, segundo o extrato, foi em 21 de fevereiro de 2017, formalizado pelos signatários: Paulo Antenor de Oliveira - secretário da Fazenda e os representantes da empresa José Claudio Dias Gonçalves e Walace Zloccowick Maia. 

O Conexão Tocantins solicitou mais informações à Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), através da assessoria da pasta e ainda, à Secretaria Estadual de Comunicação (Secom/TO), a respeito do processo de contratação: se houve licitação, validade do contrato e forma de pagamento, além das ações detalhadas a serem desenvolvidas pela empresa no serviço de consultoria, entre outras. 

Das questões, a Sefaz esquivou-se de dar detalhes sobre a consultoria e respondeu apenas que o novo Sistema de Gestão Integrada é uma ferramenta tecnológica que integra 13 outros subsistemas - sem, entretanto, informar quais - e que permite a contabilização e a gestão financeira e orçamentária de forma automática garantindo mais agilidade e controle nas rotinas de trabalho da administração estadual.

Segundo a pasta, a partir da consultoria, será desenvolvido o novo sistema que estará interligado aos sistemas tributário e da folha de pagamento, "e toda informação processada simultaneamente já é publicada no Portal da Transparência. Esse Sistema substituirá o atual Siafem, software ainda de 1999 que já não atende adequadamente as demandas do Governo", informou a pasta. 

Conexão Tocantins também entrou em contato com o próprio secretário da pasta fazendária, Paulo Antenor, que se negou a dar mais detalhes sobre a contratação. O espaço continua aberto caso a Sefaz queira dar mais detalhes sobre a contratação.