Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

PT Tocantins realizou eleições diretas nos diretórios municipais no ultimo dia 9 de abril

PT Tocantins realizou eleições diretas nos diretórios municipais no ultimo dia 9 de abril Foto: Divulgação

Foto: Divulgação PT Tocantins realizou eleições diretas nos diretórios municipais no ultimo dia 9 de abril PT Tocantins realizou eleições diretas nos diretórios municipais no ultimo dia 9 de abril

A secretaria Estadual de Organização do Partido dos Trabalhadores (PT) no Tocantins divulgou nesta quarta-feira, 12, uma nota com informações oficiais sobre o resultado da apuração de votos, referente ao Processo de Eleições Diretas (PED), realizado no último domingo, 9. As chapas estaduais de delegadas e delegados eleitos, participarão do 6° Congresso Estadual do PT/TO, entre os dias 6 e 7 de maio, quando serão eleitos o novo presidente e a direção executiva da legenda.

De acordo com a Comissão Estadual Organizadora (COE), o processo alcançou 2.764 filiados votantes. A chapa 478 “Por um Partido Socialista e de Luta” – do grupo do deputado estadual José Roberto Forzani - obteve 1.575 votos. Já a chapa 413 “Partido Unido e Forte” – do grupo do outro pré-candidato ao comando da sigla, Domingos Santos - alcançou 1.108 votos. Tiveram ainda, 54 votos brancos e 27 nulos.

Com 58,70% dos votos, a chapa 478 conquistou 176 delegados para o Congresso Estadual. Já a chapa 413, elegeu 124 delegados, com seus 41,30% de votos conquistados.

Para a secretária estadual de organização do PT, Márcia Barbosa, o processo de eleições internas, realizadas em 74 municípios do Estado, transcorreu dentro do previsto e da legalidade, regidas pelo regulamento e estatuto do partido. “Foi um processo complexo, diante da distância entre os municípios e da conjuntura em que vivemos. Também existiram alguns filiados desestimulados, mas conseguimos levar os companheiros a participar do processo eleitoral”, avaliou.

Presidente Júlio César 

O atual presidente estadual do PT, Júlio César Brasil, divulgou nota nesta quinta-feira, 13, agradecendo a participação da militância do partido no Processo de Eleição Direta. "Foram mais de três mil filiados, em 86 municípios, o que demonstra vitalidade, organicidade e a vontade dos filiados de continuarem a construir a principal ferramenta de luta da classe trabalhadora brasileira", pontua Júlio César. 

Sobre os 300 delegados, J.César disse que terão a responsabilidade de colaborar nas definições das principais tarefas de fortalecimento do Partido. "Hoje é dia de comemoração, pois fazemos parte dos quase 300 mil brasileiros, filiados ao PT, que foram as urnas reafirmar a sua escolha por um partido  plural, democrático e que nos últimos anos construiu um projeto de gestão que foi capaz de incluir socialmente mais de 40 milhões de pessoas", destacou. 

"A todos que almejam o retorno desse projeto com a eleição de Lula em 2018. Saudações Petistas!", concluiu Júlio César. (Matéria atualizada às 14h57min)