Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO) votou favorável à proposta de emenda constitucional que acaba com o foro privilegiado. “Se não fosse esse ‘desaforo’privilegiado não haveria uma corrupção tão avassaladora no Brasil”, afirmou. A proposta deve ser votada em segundo turno no Senado nessa quarta-feira, 17.

O mecanismo do foro por prerrogativa de função permite que crimes comuns pelo presidente da República, ministros, governadores, prefeitos, parlamentares, juízes e outras autoridades sejam julgadas diretamente em instâncias superiores, como o Supremo Tribunal Federal ou o Superior Tribunal de Justiça. A justificativa seria assegurar a imparcialidade do Poder Judiciário, impedindo conflitos político-eleitorais. 

Operação Lava Jato

Para Ataídes, no entanto, o mecanismo não passa de um privilégio absurdo, que beneficia autoridades corruptas, que fazem mau uso de recursos públicos. “Só defende o foro privilegiado quem tem culpa no cartório, quem está enrolado na Lava Jato”, denuncia o senador tocantinense. Ele lembra, ainda, que o foro privilegiado fere diretamente o princípio constitucional segundo o qual todos são iguais perante a lei.

Em discurso no Plenário do Senado, o presidente do PSDB/TO lembrou que nos últimos 30 anos o Supremo Tribunal Federal recebeu cerca de 500 processos contra políticos. Desse total, 160 processos prescreveram e apenas 16 foram julgados, resultando em oito prisões. “A mais alta corte do país tem por competência o a guarda das Constituição, não o julgamento de ações criminais”, completou o senador.