Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta sexta-feira, 26, o resultado da primeira edição do ano, do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, realizado ontem, no Projeto de Irrigação Manuel Alves, em Dianópolis/TO, onde foram devolvidas pelos produtores rurais 541 embalagens.

Segundo o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Juselio Domingues Rocha, os produtores rurais do projeto de irrigação já aguardam esta data para devolverem suas embalagens. “Aqui no Projeto Manuel Alves os produtores rurais estão cada dia mais conscientes quanto à responsabilidade de devolverem as embalagens vazias de agrotóxicos que são utilizadas durante o ano nas culturas”, disse o inspetor.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo pontuou que este ano, a Agência solicitou junto ao Inpev, a ampliação do projeto para outros municípios do estado, chegando a 16 cidades. “O RI tem o objetivo de facilitar o acesso dos pequenos e médios produtores rurais ao Sistema Campo Limpo, por isso, este ano ampliamos o projeto para atender o maior número possível de agricultores que estão em regiões mais distantes dos postos de recebimento, possibilitando a eles darem uma destinação correta às suas embalagens”, ressaltou Humberto.

Todo o material recebido foi encaminhado à central de Silvanópolis, e posteriormente serão recolhidas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) para destinação final, reciclagem ou incineração.

A próxima edição acontecerá no dia 02 de junho, no Parque de Exposição Agropecuaria de Barrolândia e a Adapec orienta aos produtores rurais deste município que serão beneficiados com o projeto, que devolvam as embalagens vazias de produtos agrotóxicos, preferencialmente mediante apresentação de nota fiscal de compra do produto.

A realização desta edição, contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Dianópolis, do Distrito de Irrigação Manuel Alves (Dima), do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), central de recebimento de Silvanópolis.